De 12 a 14 de agosto de 2025, Belo Horizonte vai sediar o maior evento de infraestrutura do Brasil: o Infra Business Expo.
Presidente do Conselho de Infraestrutura da Federação, o empresário Emir Cadar Filho é o idealizador da feira e responsável pela organização. Ele acredita que o evento vai ocorrer em um momento em que Minas Gerais vê obras importantes e grandes projetos de infraestrutura, incluindo os de mobilidade, saírem do papel. São os casos da concessão do metrô BH e das BRs 040, 262 e 381 à inciativa privada, do acordo de reparação de Mariana, da ampliação de parcerias público-privadas e da construção do Rodoanel Metropolitano.
Conforme Emir, esses e outros empreendimentos podem gerar R$ 100 bilhões em investimentos e 729 mil empregos, entre diretos e indiretos. “Minas Gerais é um estado essencial para a construção pesada no Brasil, com grande parte dos investimentos em infraestrutura, mineração e logística nacional centralizados aqui. Esse setor movimenta recursos estratégicos, como ferrovia, rodovias, barragens, túneis e mineração, impactando diretamente o desenvolvimento econômico do estado.”
As oportunidades, na visão de Cadar, são acompanhadas de desafios para as empresas do setor, como a qualificação de mão de obra e o incremento de tecnologia nas operações, além da sustentabilidade. Nesse aspecto, a feira pode ser uma “plataforma inédita para inovação, networking e geração de negócios, reunindo empresas líderes, fornecedores, profissionais especializados e estudantes, proporcionando visibilidade para novas tecnologias e soluções”, observou.
O evento será no Expominas e tem o apoio da FIEMG e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas (Sicepot-MG). Durante a apresentação, os convidados apontaram algumas propostas para o evento.
Na mesma direção, o presidente do Sicepot, Bruno Baeta, reforçou o apoio da entidade à Infra Business Expo e afirmou que o evento chegará a Minas Gerais no contexto em que o estado conta com privatizações em diferentes segmentos estruturantes. “Eu vejo um cenário bastante promissor para Minas nos próximos cinco anos, seis e sete anos, com as diversas concessões rodoviárias. Tenho certeza que vamos entrar num ciclo de investimento”, acrescentou.