Nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, Belo Horizonte será palco da 15ª Marcha da Consciência Negra da Região Metropolitana.
O evento que tem apoio e participação da Prefeitura de Belo Horizonte acontece, a partir das 15h, e a Praça Sete será o ponto de encontro de movimentos sociais, ativistas e sociedade em geral para marcar a data que, pela primeira vez, será feriado nacional e municipal (Lei 11.680/2024).
A atividade é promovida por diversas organizações sociais, que esperam receber cerca de 500 pessoas no trajeto, que seguirá na Avenida Afonso Pena em direção ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, com concentração em frente às Estátuas de Carolina Maria de Jesus e de Lélia Gonzalez.
A Diretora de Reparação e Promoção de Igualdade Racial da Prefeitura de Belo Horizonte, Pâmela Mara, explica a importância, para o município, em apoiar a logística do evento com a liberação das vias, disponibilização de banheiros químicos na Praça Sete para uso do público, além do acompanhamento da força de segurança pública exercida pela Guarda Municipal de BH durante toda a atividade.
Novembro Negro
O principal objetivo desta ação, coordenada da Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção de Igualdade Racial (DPIR), é levantar a reflexão sobre a importância do povo negro e da cultura de matriz africana na construção e na cultura da cidade de Belo Horizonte com impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
E, também, para evidenciar os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população, que representa 53% da população de BH.
O Novembro Negro faz alusão ao Dia Municipal da Consciência Negra e é composto de diversas atividades voltadas para servidores públicos municipais e toda a sociedade civil.
A programação completa pode ser acessada no Portal da PBH: pbh.gov.br