PBH usando drones para localizar mosquito Aedes aegypti

OBH usa drone para combater dengue 26 11 24 Balcao News Rodrigo Clemente OBH usa drone para combater dengue 26 11 24 Balcao News Rodrigo Clemente
Em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou 111 sobrevoos, sendo mais de 15 mil imóveis verificados.. Foto: Rodrigo Clemente/PBH.

A Prefeitura de Belo Horizonte está adotando tecnologia de drones para combater o Aedes aegypti , mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

Nesta terça-feira, 26 de novembro de 2024 , será realizado bairro Jardim Europa, em Venda Nova ,

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza hoje um mapeamento via drone no bairro Jardim Europa, para identificar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O uso da tecnologia é uma das medidas adotadas pelo município para reduzir os possíveis criadores do mosquito.

Os sobrevoos são feitos de forma estratégica, em áreas prioritárias e selecionadas a partir de indicadores como número de casos da doença, quantidade de larvas e ovos do mosquito. Em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou 111 sobrevoos, sendo mais de 15 mil imóveis verificados. As situações irregulares passam por análise técnica, em que é classificado o tipo de criadouro para atuação imediata dos Agentes de Combate a Endemias (ACE).

“O trabalho não termina com o sobrevoo. Detectada alguma inconformidade, os agentes vão até o imóvel para resolver o problema. Também repassam aos proprietários as orientações para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, explica a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.

Há ainda a possibilidade de tratamento com o próprio drone, nos locais de difícil acesso, já que os equipamentos possuem tecnologia para fazer o cálculo do volume de água acumulada e lançar o larvicida diretamente no local. Cabe destacar que a substância utilizada não traz nenhum prejuízo ao meio ambiente e nem à população.

Leia mais:

Toma posse nova diretoria do SindusCarne-MG

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade