PBH publica edital de concurso para médicos

PBH abre concurso para medicos 10 12 24 Balcao News PBH abre concurso para medicos 10 12 24 Balcao News
Os profissionais nomeados poderão atuar na SMSA e no HOB. Foto: Divulgação/PBH.

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou o edital oferecendo 67 vagas com salários entre R$ 7.048,66 e R$ 11.747,78, de acordo com a jornadas de trabalho de 24 e 40 horas semanais.

São oferecidas 67 vagas, distribuídas entre as seguintes especialidades: Anestesiologia (duas); Cirurgia Geral (cinco); Clínica Médica (12): Ginecologia e Obstetrícia (seis); Medicina de Família e Comunidade (17); Medicina de Emergência (quatro); Medicina Intensiva (três); Pediatria (seis); Psiquiatria (sete); Neurologia (dois); Ortopedia e Traumatologia (três).

Definido pela legislação municipal, 20% das vagas totais serão destinadas a candidatos negros e 10% às pessoas com deficiência.

As inscrições on-line poderão ser feitas entre os dias 7 e 16 de abril de 2025. A organização do concurso é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

O processo contará com duas etapas, sendo elas:

a) Primeira Etapa: realização do Exame Nacional de Residência (Enare 2024), sendo o resultado final utilizado como mecanismo único de ingresso à segunda etapa.

b) Segunda Etapa: realização e integralização de Programa de Residência Médica, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e pelo Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, mediante a obtenção do título de especialista, de caráter eliminatório.

Os profissionais nomeados poderão atuar na SMSA e no HOB com a relação de trabalho regida pelo Estatuto dos Servidores Públicos Municipais do Quadro Geral de Pessoal do Município de Belo Horizonte.

Pela primeira vez, a residência médica na Prefeitura de Belo Horizonte passará a ser utilizada como etapa de aprovação em concurso para o cargo efetivo de médico. Nessa seleção podem participar os aprovados no Exame Nacional de Residência (Enare 2024/2025), na modalidade de acesso direto, de 2 e 3 anos, que concluírem o Programa de Residência Médica da SMSA e do HOB.

Além do vencimento-básico, a Prefeitura de Belo Horizonte paga aos médicos concursados, o adicional de insalubridade, o abono fixação, o abono de urgência (para unidades de urgência e emergência), o prêmio pró-família – PSF (para unidades da atenção primária) e abono de rede complementar (para unidades da rede complementar).

Além desses benefícios, os médicos contam com moderno plano de carreira que possui progressão por mérito e por escolaridade conforme evolução na carreira, conferindo ganhos de 5% e aceleração nos níveis iniciais, bem como promoção de classes com ganhos de no mínimo 5%. Cada período de cinco anos de efetivo exercício também garante ao servidor o adicional de 10% sobre o vencimento, o qual se incorpora ao valor do provento de aposentadoria e três meses de licença por assiduidade, com direito ao recebimento do vencimento e das vantagens de caráter permanente durante o afastamento.

Plano de saúde coparticipativo e vale-refeição para aqueles que trabalham oito horas ou mais, em dois turnos consecutivos, sendo que há valor diferenciado para os profissionais que executarem plantão de 12 horas, o aprovado vai receber  ainda o vale-transporte (caso seja demandado).

.Leia mais:

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade