O mercado de franquias brasileiro apresentou um crescimento de 13,5% em 2024, alcançando um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo a pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada ontem.
De acordo com a ABF, o resultado positivo reflete a recuperação do consumo, impulsionada pelo baixo índice de desemprego, o aumento da massa salarial e o maior poder de compensação
“O fortalecimento do mercado de trabalho e o aumento da circulação de dinheiro na economia, apesar dos impactos inflacionários, desenvolveu para o desempenho do setor de franquias, que superou as expectativas iniciais”, afirmou o o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.
Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024 foram Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (elevação de 16,5%); Alimentação – Food Service (16,1%), e Alimentação – Comércio e Distribuição (14,7%).
Principais franquias
Pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show manteve a liderança de marca com mais operações (4.216) uma expansão de mais de 10% em 2024. Em seguida, vem O Boticário, com 3.746 operações, McDonald’s (2.704) e a rede Colchões Ortobom (2.387).
Já a rede Lubrax+ subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.