Fiemg cobra discussão sobre redução de alíquotas de importação para alimentos

Acreditam que a desoneração deve ser estendida também à produção nacional
Macarao um dos que terao reducao da aliquota de importacao SES de SP Balcao News Macarao um dos que terao reducao da aliquota de importacao SES de SP Balcao News
Macarrão é um dos produtos que entra na lista da redução da alíquota de importação. Foto: SES de São Paulo

A Federação das Indústrias demonstrando sua preocupação  com a decisão do governo de reduzir alíquotas de importação para alguns produtos.

Leia abaixo a nota da entidade:

A FIEMG, por intermédio da sua Câmara da Indústria de Alimentos e Bebidas, manifesta sua preocupação em relação à recente decisão do governo federal de reduzir as alíquotas de importação de alguns produtos alimentícios sem uma discussão aprofundada com o setor produtivo nacional.

Entendemos que a medida, ao ser tomada de forma unilateral, sem um debate amplo sobre os desafios enfrentados pela indústria nacional, pode não gerar os impactos esperados na redução do custo dos alimentos para o consumidor final. A desoneração tributária é essencial, mas deve ser estendida também à produção nacional, que enfrenta uma carga tributária elevada e custos operacionais significativos.

Além disso, nota-se que os alguns produtos contemplados pela medida atendem predominantemente a um público de renda média e alta, sem impacto significativo na cesta básica da população de menor poder aquisitivo. Dessa forma, a iniciativa pode ser ineficaz diante do objetivo de baratear os alimentos essenciais.

O setor industrial não pode ser responsabilizado pela alta dos preços, uma vez que os custos tributários e logísticos são repassados ao longo da cadeia produtiva, refletindo-se nos preços finais ao consumidor.

O que se faz necessário é um debate transparente e técnico sobre soluções estruturais, que incluam a simplificação tributária e a promoção da competitividade da indústria nacional.

A Câmara da Indústria de Alimentos e Bebidas reitera sua disposição para dialogar com o governo e os demais atores da cadeia produtiva, buscando soluções efetivas que beneficiem a indústria e o consumidor brasileiro de forma sustentável e estruturada.

Leia mais:

Lula participa da entrega de lotes da reforma agrária em MG

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade