A empresa francesa Vinci Highways herdou a concessão de um trecho de 594 quilômetros da BR-040, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO), para administrá-lo pelos próximos 30 anos.
Durante a cerimônia de anúncio, na manhã desta segunda-feira, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, destacou o apoio do governo estadual à entrega, garantindo colaboração em questões como licenciamento ambiental e diálogo com prefeitos.
Zema também reforçou a importância do modelo de concessões e expressou interesse em que a Vinci amplie sua atuação no estado. “Temos um grande portfólio de projetos de concessão de rodovias estaduais e queremos que vocês participem”, afirmou.
No encontro, foram discutidos os desafios e a dimensão das intervenções previstas no trecho acima, além da relevância da criação de uma agência reguladora de transportes em Minas Gerais. Essa medida busca proporcionar
aprimorar a previsibilidade dos trabalhos e mais segurança para a administração das rodovias concessionadas.
O governador de Minas participou, ainda nesta segunda-feira, da cerimônia de início das operações da concessionária, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).