Bhtrans anuncia rotatória no bairro Trevo, na Pampulha

Solução para trânsito caótico e alta incidência de acidentes
Foi apresentado um vídeo com imagens do cruzamento e transcrições de falas de pessoas que vivem ou trabalham nas imediações, reforçando visualmente a gravidade da situação. Foto: Tatiana Francisca/CMBH.

Ontem, terça-feira, a Comissão de Mobilidade Urbana, Comércio, Indústria e Serviços da Câmara Municipal de Belo Horizonte promoveu uma audiência pública para debater a condição emergencial do trânsito na junção da Avenida Dandara com as Ruas Petrópolis, Geraldo Orozimbo, Wanderlei Teixeira Matos e Estanislau Pedro Boardman, no Bairro Trevo.

As discussões puderam contar com a presença do autor do requerimento, vereador Wagner Ferreira (PV), de lideranças comunitárias, moradores da região e de Ricardo Alves Godoy, representante da diretoria de Sistema Viário da BHTrans, que anunciou o início de obras para instalação de uma rotatória no local, com previsão de início em outubro de 2025. A proposta foi recebida com entusiasmo pela comunidade local.

A seguir, uma abordagem aprofundada e enriquecida sobre o ocorrido, abordando histórico, implicações, infraestrutura e próximos passos para sanar um dos principais focos de congestionamento e acidentes em BH.

 O Quadro Atual do Trânsito

No trecho mencionado — ponto de convergência entre cinco vias — o tráfego intenso e a alta probabilidade de colisões têm sido um problema recorrente. Até o momento da audiência, mapas de tráfego apontam para um fluxo elevado, refletido nos relatos frequentes de acidentes envolvendo, inclusive, moradores e comerciantes.

O vereador Wagner Ferreira foi o responsável por convocar a reunião, motivado por constantes queixas da população:

“É preciso tomar medidas com urgência, pois o fluxo de veículos é grande e os acidentes são frequentes no local”, alertou o parlamentar durante o encontro.

Wagner apresentou um vídeo com imagens do cruzamento e transcrições de falas de pessoas que vivem ou trabalham nas imediações, reforçando visualmente a gravidade da situação.

Morador da região, Alexandre ressaltou o impacto da urbanização no trânsito:

“O bairro tem evoluído, com a chegada de supermercados e outros equipamentos. Isso é bom, mas algo tem que ser feito para melhorar o trânsito. Nossa maior necessidade hoje é uma rotatória (…) e mais segurança, principalmente para as crianças”.

Alexandre trouxe à tona a preocupação com crianças e veículos escolares, que circulam em grande número pela Avenida Dandara.

Sônia Maria Mendes, liderança comunitária Sônia Maria Mendes relatou uma série de demandas encaminhadas à BHTrans sem resposta satisfatória:

“Eles vão lá, tiram foto, medem e vão embora. Quando a gente cobra, eles falam que está em análise, mas essa análise já dura sete anos”.

O grande entrave gira em torno da falta de retorno e da sensação de descaso frente às reclamações.

Durante a audiência, ficou evidente a confusão quanto à intervenção mais apropriada:

Alguns esperavam semáforo no local;

Outros defendiam a rotatória como solução mais eficiente.

Diante disso, Wagner Ferreira questionou, indignado:

“Cada hora chega uma notícia diferente: vai ser rotatória? vai ser semáforo?”

Ricardo Alves Godoy apresentou o posicionamento técnico da BHTrans:

Semáforos não são recomendados devido à alta possibilidade de congestionamento, especialmente em horários de pico;

O local é favorável à implantação de uma rotatória, por oferecer espaço suficiente. O tráfego local conta com veículos de carga pesada, sobretudo em razão da presença de uma empresa de mineração na Rua da Pedreira. Isso impõe maiores desafios à estrutura rodoviária do entorno.

Segundo Ricardo:

Rotatória em concreto armado;

Corpo central elevado (~5 cm) para restringir o tráfego pesado;

Veículos menores e ônibus poderão circular normalmente;

Carretas poderão passar sobre o núcleo da rotatória se necessário, por ser resistente.

A inclusão da elevação visa disciplinar o trânsito, reduzindo risco de acidentes e tornando explícita a preferência de percurso.

Um participante sugeriu que, mesmo com a rotatória, alguns motoristas poderiam passar “direto” sobre ela. Ricardo informou que isso é infração de trânsito e pode danificar veículos menores.

Além da rotatória, moradores sugeriram:

Instalação de quebra-molas na Avenida 9 de Abril – demanda repetida por Milene Barbosa Ruas e Valéria Cristina, que relataram acidentes e preocupação com alta velocidade;

Faixas de pedestres e melhor sinalização horizontal e vertical;

Pavimentação e requalificação das calçadas para o fluxo de pedestres;

Atenção especial para a Rua Camilo Torres, considerada pela moradora Camila Soares como “insuportável” e sem sinalização.

BHTrans: confirmou a execução da rotatória em outubro de 2025;

Câmara Municipal: o vereador Wagner Ferreira se comprometeu a compilar todas as solicitações – não apenas a rotatória, mas outras obras – e enviar à BHTrans por meio de comunicação formal;

Acompanhamento: demandado acompanhamento regular pela Comissão de Mobilidade Urbana, garantindo que seja produzida a devida contrapartida;

Mobilização comunitária: será intensificado o diálogo entre associação de moradores e os órgãos públicos, assegurando transparência nos prazos e etapas.

Objetivos pretendidos

  • Redução da velocidade de passagem pelo cruzamento;
  • Maior previsibilidade de fluxo, reduzindo colisões;
  • Segurança para pedestres, especialmente crianças que frequentam a região;
  • Disciplinamento viário, exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Vantagens da rotatória, segundo Bhtrans:

  • fluxo contínuo,
  • reduz embotellamentos,
  • custo de operação relativamente baixo;

Desvantagens:

  • curva reduzida pode intimidar veículos pesados — compensada pela construção em concreto reforçado.

Etapa Descrição Prazo

1 Audiência pública realizada 23/06/2025
2 Elaboração de documento com demandas ampliadas Julho/2025
3 BHTrans inicia projeto e licitação Até setembro/2025
4 Início das obras da rotatória Outubro/2025
5 Implantação de melhorias em outras vias – quebra-molas, faixas, sinalização 2026 (em paralelo)
6 Avaliação pós-implementação e ajustes Final de 2026

A audiência pública do dia 23 de junho de 2025 foi marco decisivo para a mobilidade no Bairro Trevo. Com a confirmação da rotatória como solução viável e sem aglomeração de semáforos, a gestão municipal alinha técnica e urgência, respondendo às décadas de solicitações comunitárias.

A obra a ser iniciada em outubro de 2025 representa um avanço concreto, reforçado pela participação ativa de moradores, vereadores e BHTrans.

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