A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG realiza amanhã, terça (1º/7/25) uma audiência pública para debater o impacto da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Belo Horizonte, fortalecendo a segurança alimentar e impulsionando a economia.
Um exemplo de SIM já atuante em Minas foi desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário (Cisrec), que inclui principalmente municípios do vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Objetivo da Audiência
O encontro, solicitado pelo deputado Coronel Henrique (PL), busca discutir como o SIM pode formalizar agroindústrias locais, gerar renda e garantir qualidade sanitária.
Avanço do SIM em Minas
Em 2023, o número de municípios mineiros integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção saltou de 44 para 275.
A meta é chegar a 427 até 2026, com apoio da Seapa.
Parcerias e expectativas
O SIM do Cisrec atende a 17 Municípios: Baldim, Capim Branco, Confins, Funilândia, Jaboticatubas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Morro do Pilar, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa, Santana do Riacho, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
Autoridades, representantes do IMA e empresários confirmaram presença para avaliar a implantação do SIM e apresentar experiências bem-sucedidas.