Arena da Cultura: Vazante

Formandos do curso de Dança do Arena da Cultura em cena durante o ensaio final do espetáculo "Vazante", no palco do Teatro Marília, sob iluminação dramática e movimentos expressivos. Formandos do curso de Dança do Arena da Cultura em cena durante o ensaio final do espetáculo "Vazante", no palco do Teatro Marília, sob iluminação dramática e movimentos expressivos.
Elenco de “Vazante” se apresenta no Teatro Marília, expressando potência poética e corporal em cena que celebra a conclusão do curso. Foto: Tiago Boson.

Com estreia programada para esta terça, o espetáculo Vazante coroa a trajetória vitoriosa dos formandos do Curso de Dança do Arena da Cultura, em Belo Horizonte.

O palco do Teatro Marília receberá o espetáculo de dança Vazante, tomando por referência cênica alguns dos trechos presentes nos contos do livro Olhos d’Água, da autora Conceição Evaristo.

As professoras Luísa Machala e Marise Dinis orientam os formandos do espetáculo “Vazante” durante momento de criação no palco do Teatro Marília, em Belo Horizonte.
Artistas no palco, em ensaio final para a estreia. Foto: Tiago Boson.

 

Concebido e orientado pelas professoras Luísa Machala e Marise Dinis, respectivamente a diretora e assistente de direção, o trabalho envolve os formandos da Escola Livre de Artes Arena da Cultura como protagonistas.

Completando um ciclo neste curso de longa duração que tem como base durar 4 anos, os dançarinos de Vazante possuem em comum a resiliência e a determinação de concluir esta jornada, sendo a terceira turma a se formar no curso desde sua fundação em 2008.

A diretora Luísa Machala observa atentamente o ensaio geral do espetáculo “Vazante”, enquanto orienta os formandos no palco do Teatro Marília, em Belo Horizonte.
Luisa Machala, no palco, e Marise Dinis, em primeiro plano. Foto: Tiago Boson.

 

“Estas três conclusões, ou celebrações desta experiência na Escola, são uma conquista enorme; porque isto não é simples – a gente privilegiar a formação artística na nossa vida é um luxo… infelizmente, a gente sabe muito bem disso. Hoje a escola oferece vale-transporte, mas isto começou a acontecer em 2019… teve interrupção da pandemia – este grupo sofreu muito com a pandemia…!”, diz a responsável pela coordenação do curso de Dança, Márcia Fabiano Neves.

Márcia Fabiano Neves, coordenadora do curso de Dança do Arena da Cultura, observa atenta a movimentação cênica no Teatro Marília, durante ensaio do espetáculo “Vazante”.
Luisa orientando durante o ensaio geral, ocorrido no Marília. Foto: Tiago Boson.

 

 

Com ampla formação acadêmica e sensibilidade aguçada, Márcia Fabiano coordena os projetos de ação, pesquisa e desenvolvimento da dança no que diz respeito ao ELA – Escola Livre de Artes Arena da Cultura, gerida esta pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte.

Ela conta com o apoio do grupo docente formado por: Camila Silva, Júnia Bertolino, Luísa Machala, Nicole Costa, Marise Dinis, Patrícia Werneck, Samantha Viana e o professor convidado Bruno Marçal.

A dançarina e professora Márcia Fabiano Neves, coordenadora do curso de Dança do Arena da Cultura, posa sorridente em ambiente cultural de Belo Horizonte.
Márcia Fabiano Neves: Dançarina, professora, artista. Foto: Tiago Boson.

 

Além dos percalços costumeiros de toda travessia na vida cotidiana ou preenchida por exortações das mais variadas nuances dadivosas de perplexidade, os hiatos referentes ao período de isolamento social iniciado em 2019 para 2020 tornou este curso um tanto quanto mais longo do que o esperado.

Mas, hoje, os dançarinos Jésus Natalino, Juliana Furbino, Patrícia Morais, Laura Aguinaga Germano e Helena Sanches de Britto seguem um passo mais adiante desde que decidiram trilhar esta estrada chamada Arte com as mãos dadas ao ELA: Jésus, em 2008; Juliana, 2013; Patrícia, 2018; Laura e Helena, 2023.

Formandos do curso de Dança do Arena da Cultura em cena no palco do Teatro Marília, em performance do espetáculo “Vazante”, com gestos expressivos e iluminação cênica marcante.
Vazante! Foto: Tiago Boson.

 

A estreia (01/07) será realizada logo mais (19h) no Teatro Marília e faz parte do “Projeto Terça da Dança”, iniciativa do Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH).

Serão no total 5 espetáculos ofertados gratuitamente com a retirada dos ingressos através do Sympla – ou duas horas antes da apresentação, na bilheteria do respectivo teatro ou equipamento cultural.

Os próximos espetáculos ocorrerão:

Centro Cultural Salgado Filho, sexta (04/07) às 19h;
Centro Cultural Barreiro, sábado (05/07) às 19h;
Funarte, quarta e quinta (09/07 e 10/07) às 19/30hs

Dance para dar sentido às coisas, aliviar sintomas, reforçar laços, gerar impactos de vertigem gostosa, sorrir de alegria e transpirar afetos que agradam a alma.

Espetáculo de dança Vazante: assista a entrevista:

Tiago Boson

O Colaborador Tiago Boson é multi-instrumentista autodidata, compositor, professor de música, pintor, ilustrador, escritor/poeta (não publicado).

E-mail: bosontiago@gmail.com
Instagram: @tiagoboson

LEIA MAIS:

Soneto sem par – Poema de Ocasião

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this