O programa Minas Moda Autoral, uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Sebrae Minas, abre amanhã, segunda-feira (7 de julho) as inscrições para a segunda etapa do projeto, voltado ao fortalecimento de negócios autorais do setor de moda na capital mineira.
O prazo para inscrições vai até o dia 23 de julho, exclusivamente pela internet.
Nesta nova fase, o programa irá selecionar 20 empreendimentos das áreas de vestuário, moda íntima, calçados, bijuterias, joias e acessórios.
Podem participar apenas os pequenos negócios que já foram atendidos na primeira etapa de capacitações, consolidando um processo contínuo de desenvolvimento.
As atividades terão início em agosto e se estenderão por aproximadamente quatro meses.
Moda com identidade, inclusão e propósito
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, destaca o papel transformador do Minas Moda Autoral.
“Acreditamos na potência da diversidade e incentivamos, de forma ativa, a participação de grupos historicamente minorizados, sem deixar de acolher todas as propostas que estejam em sintonia com os objetivos do projeto”, afirmou.
Com uma abordagem que valoriza a representatividade e a construção de marcas com identidade própria, o programa atua como um importante pilar para fomentar um setor de moda mais inclusivo, sustentável e competitivo.
Primeira fase já atendeu 80 negócios
A primeira fase do Minas Moda Autoral atingiu a meta de atender 80 empresas, oferecendo mentorias, consultorias e suporte técnico especializado. Agora, a segunda fase busca acelerar e consolidar as trajetórias de marcas que já deram os primeiros passos em direção à profissionalização e posicionamento de mercado.
Sebrae reforça apoio à moda autoral
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a continuidade do programa é estratégica.
“Identificamos desafios comuns entre os empreendedores, principalmente relacionados ao posicionamento de marca, acesso a mercados e amadurecimento do negócio. O Minas Moda Autoral oferece ferramentas para que essas marcas alcancem mais solidez e competitividade”, destacou.
O programa pretende ainda aproximar as marcas dos seus públicos, fortalecer conexões comerciais e promover a inovação como diferencial competitivo no segmento.