Vencedores do Prato Junino celebram a força da afro-gastronomia

Seis pratos serão servidos no Arraial de Belô
Receitas exaltam cultura e ancestralidade. Foto: Diego Ruah/Acervo Belotur.

A 6ª edição do Concurso Prato Junino, promovida pela Belotur e realizada neste sábado (5), no tradicional Mercado da Lagoinha, consagrou as receitas vencedoras que irão representar a rica afro-gastronomia belo-horizontina no Arraial de Belô 2025.

O evento reuniu alunos de cursos superiores de Gastronomia de diversas instituições da capital mineira, e premiou seis pratos autorais que combinam identidade cultural, criatividade e sabor.

Os grandes vencedores foram:

  • Croquete Quilombo (UNA)
  • Dundun de Costela (Senac em Minas)
  • Encantado de Preto (UniArnaldo)
  • Angu do Céu (Estácio)
  • Dengo de Belô (Faculdade Promove)
  • Angu de Costela (UNIBH – Le Cordon Bleu)

Esses pratos serão comercializados na Vila Gastronômica do Arraial de Belô, espaço que reúne milhares de visitantes durante o evento e se consagra como vitrine para novos talentos da cozinha mineira. Além do reconhecimento, os vencedores receberam dólmãs personalizados como símbolo da conquista.

Receitas com sabor e história

Entre os destaques da competição está o “Dengo de Belô”, da Faculdade Promove. O prato combina angu de fubá com ragu de costelinha, molho de ora-pro-nóbis e pipoca de torresmo. “Foi um desafio e uma delícia participar. Nosso prato traz sabor, memória e representatividade. Poder levá-lo ao Arraial é uma honra”, disse Simone Diniz, integrante do grupo vencedor.

A seleção foi realizada por um júri técnico que avaliou cada receita segundo critérios como harmonia de sabor e textura, apresentação, originalidade, economicidade e o uso de ao menos dois ingredientes da lista oficial do concurso — que incluía produtos como fubá, ora-pro-nóbis, mandioca, abóbora, rapadura, jabuticaba e taioba.

Afeto e ancestralidade em cada colherada

O júri técnico foi composto por nomes de peso da gastronomia e da cultura: Dani Formigueiro, Douglas de Paula, Luiza do Nascimento, Tainá Moura e Stanley Albano. Tainá destacou a emoção vivida durante o julgamento:

Foi uma experiência única. Cada prato carregava histórias, memórias e inovação. A gente se emocionou a cada preparo.”

A presidente da Belotur, Bárbara Menucci, celebrou a qualidade das receitas e o protagonismo da cultura afrodescendente:

“O Concurso Prato Junino mostra a força da nossa afro-gastronomia. Parabenizamos os seis grupos vencedores, que enriquecerão a Vila Gastronômica, orgulho de uma cidade criativa da gastronomia como Belo Horizonte.”

Arraial de Belô: tradição e inovação

Em sua 46ª edição, o Arraial de Belô 2025 acontece nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de julho, no Mineirão. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, com organização da Belotur e patrocínio da Caixa Econômica Federal, o evento conta ainda com apoio da CDL-BH, Natura e Mercado Central KTO.

Com uma programação intensa e diversificada, o Arraial reúne atrações musicais, o Concurso Municipal de Quadrilhas e uma ampla experiência gastronômica. A edição de 2024 atraiu mais de 80 mil pessoas, e a expectativa para este ano é ainda maior.

A Vila Gastronômica, além de contar com os pratos vencedores do Concurso, receberá bares tradicionais do Mercado Central e promete ser um dos pontos altos da festa. Em 2024, a venda de alimentos e bebidas no espaço cresceu, em média, 54% por dia, reforçando o potencial econômico do evento.

Receitas vencedoras do 6º Concurso Prato Junino:

  • Faculdade Promove – Dengo de Belô
    Angu de fubá mimoso, ragu de costelinha, ora-pro-nóbis e pipoca de torresmo.
  • UNIBH – Le Cordon Bleu – Angu de Costela
    Angu mole com queijo canastra, costela desfiada, farofa de amendoim e vinagrete de quiabo.
  • UniArnaldo – Encantado de Preto
    Brigadeiro aromático com cravo, canela e cocada, coberto por crosta de açúcar cristal.
  • Centro Universitário Estácio – Angu do Céu
    Pastel de angu com copa lombo na cachaça, ora-pro-nóbis e requeijão. Acompanha molhos artesanais.
  • UNA – Croquete Quilombo
    Croquete de fubá e milho recheado com costelinha, dendê e canjiquinha. Acompanha vinagrete de quiabo ou molho de PANCs.
  • Senac em Minas – Dundun de Costela
    Bolinho de costela com mandioca, crosta de requeijão e parmesão, empanado em biscoito de polvilho.

Leia mais:

Audiência pública discute campanha salarial dos educadores em BH, segunda-feira

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this