Câmara aprova projeto que torna crime hediondo a falsificação de bebidas e alimentos

Camara aprova pena maior para falsificador de bebidas Balcao News 29 10 25 Camara aprova pena maior para falsificador de bebidas Balcao News 29 10 25
Se houver morte, a punição pode chegar a 15 anos de prisão. Foto: Divulgação - Câmara dos Deputados.

Proposta, apelidada de PL do Metanol, prevê penas de até 15 anos de prisão

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, terça-feira (28), o projeto de lei que classifica como crime hediondo a falsificação de bebidas, alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e suplementos alimentares.

Conhecida como PL do Metanol, a proposta é de relatoria do deputado Kiko Celeguim (PT-SP) e segue agora para o Senado Federal.

O texto endurece as punições para quem fabricar, falsificar ou comercializar produtos de forma irregular. A pena prevista é de quatro a oito anos de reclusão, podendo dobrar em casos que resultem em lesão corporal grave ou gravíssima. Se houver morte, a punição pode chegar a 15 anos de prisão.

copasa celular
Publicidade

A posse ou fabricação de equipamentos e embalagens destinados à falsificação também passa a ser punida com reclusão de quatro a oito anos. Além disso, o projeto autoriza o Ministério da Justiça e Segurança Pública a criar um sistema nacional de rastreamento da produção, circulação e destino das bebidas alcoólicas, com o objetivo de coibir práticas ilegais e proteger a saúde pública.

Durante a tramitação, o texto chegou a incluir medidas de ajuste fiscal para compensar a derrubada da Medida Provisória do IOF, mas o governo recuou após críticas de parlamentares.

Segundo o relator, as ações de recomposição orçamentária serão tratadas em outra proposta, voltada à regularização de bens móveis e imóveis.

A votação ocorreu em meio à preocupação crescente com casos de intoxicação por metanol no país. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 58 casos confirmados e 50 sob investigação.

Ao todo, 15 pessoas morreram após consumir bebidas adulteradas — nove em São Paulo, seis no Paraná e seis em Pernambuco.

Projeto segue agora para análise do Senado.

Leia também:

Zema sanciona lei que cria 24 novos cargos na Justiça Militar de Minas

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this