Conselho define prazo para indicação de homenageados da Medalha da Inconfidência 2026

Medalha da Inconfidencia Luiz santanaMedalha da Inconfidencia Luiz santana
Membros do conselho podem indicar até cinco nomes para a honraria. Foto: Luiz Santana/Almg.

Solenidade será realizada em 21 de abril, em Ouro Preto

Os integrantes do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência têm até o dia 13 de março para indicar os nomes que poderão ser homenageados na edição de 2026 da honraria. A cerimônia de entrega está marcada para 21 de abril, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais.

A definição do calendário foi anunciada durante reunião realizada nesta quinta-feira (5), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro contou com a presença do presidente da ALMG e também do Conselho da Medalha, deputado Tadeu Leite (MDB), além de representantes de diversas instituições que integram o colegiado.

Cada membro do conselho poderá indicar até cinco nomes para a homenagem. Ao todo, até 170 personalidades e instituições devem ser agraciadas neste ano.

Publicidade

Durante a reunião, Tadeu Leite destacou o valor histórico da Medalha da Inconfidência e a importância do reconhecimento concedido a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado e do país.

O secretário de Estado de Comunicação Social, Bernardo Santos, também participou do encontro e ressaltou que a medalha representa a mais alta honraria concedida pelo governo de Minas Gerais, destacando a relevância do processo de escolha dos homenageados.

Tradição mineira

Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência é tradicionalmente entregue no feriado de 21 de abril a pessoas e instituições que prestaram serviços relevantes a Minas Gerais e ao Brasil.

A data marca a execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, ocorrida no Rio de Janeiro em 1792.

Em 2026, a solenidade seguirá o formato adotado nos últimos anos. O momento cívico será realizado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Em seguida, a entrega das medalhas ocorrerá no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto(Ufop).

Leia também:

Minas segue como 2º maior exportador do país, aponta FIEMG

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this