Motoristas de Minas já podem pagar IPVA 2026 no cartão de crédito

content 2026 03 06 ipva escala content 2026 03 06 ipva escala
A segunda parcela do IPVA 2026 vence na próxima semana, entre os dias 9 e 13 de março. Foto: Arte/SEF-MG.

Motoristas passam a ter opção de parcelar o imposto em até 12 vezes no crédito

Os proprietários de veículos em Minas Gerais passaram a ter uma nova opção para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. Agora, o pagamento pode ser feito também com cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.

A novidade está prevista na Resolução 5.975 da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), publicada no Diário Oficial.

A modalidade começou a valer nesta quinta-feira (5) e está disponível no site oficial da secretaria.

copasa celular
Publicidade

Para utilizar a opção, o contribuinte precisa acessar o portal da SEF/MG, entrar na área do IPVA, emitir a guia de pagamento e selecionar a alternativa de pagamento por cartão. Depois disso, o sistema direciona o usuário para a plataforma de uma instituição financeira credenciada, responsável por processar a transação.

O parcelamento é feito diretamente pela operadora do cartão. Por isso, juros e eventuais encargos são definidos pela instituição financeira e pelo emissor do cartão. Essas condições são apresentadas ao contribuinte antes da confirmação do pagamento.

A Secretaria de Fazenda destaca que essas taxas não alteram o valor do imposto. Elas são cobradas apenas pela forma de pagamento escolhida.

A pasta também esclarece que essa modalidade é diferente do parcelamento tradicional do IPVA, que permite dividir o imposto em até três parcelas.

Atenção a golpes

A Secretaria orienta que os motoristas utilizem apenas os canais oficiais para emitir a guia e fazer o pagamento. O órgão não envia links por mensagens nem oferece descontos fora das regras e prazos estabelecidos.

Antes de concluir a operação, é importante conferir se o beneficiário indicado é o Estado de Minas Gerais, com CNPJ 18.715.615/0001-60.

A segunda parcela do IPVA 2026 vence na próxima semana, entre os dias 9 e 13 de março, de acordo com o final da placa do veículo.

Leia também:

Minas segue como 2º maior exportador do país, aponta FIEMG

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this