Serviços de regularização do título tiveram alta procura antes do fechamento do cadastro
A UAI Praça Sete realizou mais de 27,5 mil atendimentos relacionados à regularização eleitoral entre novembro de 2025 e o início de maio deste ano.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
Os serviços foram disponibilizados para ampliar o acesso da população ao atendimento eleitoral, especialmente em uma região de grande circulação da capital mineira.
Segundo o balanço divulgado pelo Governo de Minas, a procura cresceu nos meses que antecederam o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições de 2026, encerrado em 6 de maio.
Somente em abril, a unidade registrou 9.349 atendimentos. Já nos seis primeiros dias de maio, foram realizados outros 4.771 atendimentos. Desde o início da parceria, em novembro do ano passado, o total chegou a 27.583 serviços prestados.
Entre os atendimentos mais procurados estavam cadastramento biométrico, regularização do título e transferência de domicílio eleitoral.
De acordo com a superintendente Central de Atendimento ao Cidadão, Izabela Rodrigues, a parceria permitiu ampliar a capacidade de atendimento e oferecer mais praticidade aos eleitores.
Com o fechamento do cadastro eleitoral, os serviços de emissão do primeiro título, transferência, regularização e biometria voltam a ser oferecidos a partir de 3 de novembro, quando o cadastro será reaberto pela Justiça Eleitoral.
Mesmo durante o período de fechamento, alguns serviços seguem disponíveis, como:
- consulta da situação eleitoral e do local de votação;
- emissão da segunda via do título;
- emissão de certidões;
- inscrição como mesário voluntário;
- pagamento de multas eleitorais.
Os atendimentos nas UAIs são realizados mediante agendamento prévio pelo aplicativo MG App ou pelo portal Portal MG.gov.br


