Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14) mostra empate técnico entre os candidatos
O senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 46% das intenções de voto para o segundo turno da eleição presidencial, contra 44% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (14). É o primeiro levantamento do instituto após o encerramento do primeiro turno. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais.
Os eleitores indecisos representam 1% dos entrevistados. Já os que pretendem votar em branco ou nulo, ou afirmam que não vão votar, somam 9%.
Encomendada pela Globo, a pesquisa ouviu 2.154 eleitores entre os dias 10 e 13 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-08729/2026.
Intenções de voto:
- Flávio Bolsonaro (PL): 46%
- Lula (PT): 44%
- Indecisos: 1%
- Branco, nulo ou não vai votar: 9%
Maioria diz ter voto definido
De acordo com a Quaest, 91% dos entrevistados afirmam que a escolha do candidato é definitiva. Outros 9% dizem que ainda podem mudar de opinião até a votação.
O levantamento também mediu a rejeição dos candidatos. Flávio Bolsonaro registra 54%, enquanto Lula tem 53%. Os percentuais indicam a parcela de eleitores que rejeitam os candidatos, conforme o levantamento.
Pesquisa avalia transferência de votos
O instituto também investigou as intenções de voto entre eleitores de candidatos que disputaram o primeiro turno e de pessoas que se abstiveram ou votaram em branco ou nulo.
Entre os eleitores de Ronaldo Caiado, que representam 2% do total, 42% declaram intenção de votar em Flávio Bolsonaro e 23% em Lula. Outros 2% estão indecisos, enquanto 33% pretendem votar em branco ou nulo ou não comparecer às urnas.
No grupo de eleitores de Renan Santos, também equivalente a 2% do total, Flávio aparece com 40% e Lula, com 14%. Os indecisos somam 3%, e 43% afirmam que vão votar em branco ou nulo ou não votar.
Entre os eleitores de Augusto Cury, que correspondem a 2% dos entrevistados, Lula registra 34% das intenções de voto, ante 30% de Flávio. Outros 6% estão indecisos, enquanto 30% indicam voto em branco ou nulo ou ausência na votação.
No grupo de eleitores de outros candidatos, que representa menos de 1% do total, Flávio tem 38% e Lula, 33%. Os indecisos são 7%, e 22% afirmam que votarão em branco ou nulo ou não comparecerão às urnas.
Entre os eleitores que não compareceram ao primeiro turno ou votaram em branco ou nulo, 43% declaram intenção de votar em Lula e 38% em Flávio. Outros 2% estão indecisos, enquanto 17% afirmam que votarão em branco ou nulo ou não vão votar.
Os resultados retratam as intenções de voto no período da coleta. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, a diferença de dois pontos entre os candidatos na disputa direta não configura vantagem estatisticamente conclusiva.
Leia também:

