Agências serão responsáveis pela higienização das mesmas
As agências bancárias de Belo Horizonte terão até 90 dias para disponibilizar cadeiras acessíveis destinadas exclusivamente a idosos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com bebês de colo.
A medida está prevista na Lei Municipal nº 12.051, publicada no Diário Oficial do Município.
A norma, originada de projeto de lei do vereador Neném da Farmácia (Mobiliza), determina que os assentos sejam instalados em local visível, próximo à entrada ou aos caixas, para facilitar o acesso dos beneficiários.
As instituições também deverão garantir a conservação, higienização e segurança das cadeiras.
Ao justificar a proposta, a CMBH entende que idosos estão mais sujeitos a problemas como dores articulares e instabilidade da pressão arterial, tornando a espera em pé mais desgastante. Segundo ele, a disponibilização de assentos ajuda a preservar o bem-estar desse público.
O parlamentar também destaca que pessoas com deficiência podem ter a autonomia comprometida durante longos períodos de espera, enquanto gestantes enfrentam cansaço e inchaços ao longo da gravidez.
Já quem está com bebês de colo precisa conciliar a espera com os cuidados com a criança, o que torna o acesso às cadeiras ainda mais necessário.
Para Neném da Farmácia, a medida reforça o compromisso de Belo Horizonte com a inclusão, a acessibilidade e a promoção da qualidade de vida.
As instituições financeiras terão prazo de até 90 dias, contados da publicação da lei, para se adequar às novas exigências.
Leia também:















