CAVE vai organizar testes de integridade e autenticidade dos sistemas nas Eleições 2026
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realiza na próxima quarta-feira (26) a reunião de instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE). O grupo será responsável por organizar e conduzir os procedimentos de auditoria previstos para as Eleições 2026.
Entre as atividades estão o Teste de Integridade, o Teste de Integridade com biometria e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.
Os procedimentos têm como objetivo ampliar a transparência e a fiscalização do processo de votação eletrônica.
A reunião será conduzida pelo presidente do TRE-MG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, e pelo presidente da CAVE, desembargador Nicolau Lupianhes Neto. Integrantes da Corte Eleitoral e representantes do Ministério Público, da OAB/MG e do Tribunal de Justiça também participarão do encontro.
Foram convidados ainda representantes de entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, incluindo forças de segurança, outros tribunais, partidos políticos e federações.
Após o encerramento da reunião, serão realizadas entrevistas com representantes do TRE-MG.
Sobre a CAVE
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica é instalada a cada eleição para acompanhar os procedimentos de fiscalização dos sistemas eleitorais. Para as Eleições 2026, a CAVE foi instituída pela Resolução TRE-MG nº 1.327/2026 e é formada por magistrados e servidores do Tribunal.
Entre as fontes disponíveis para entrevistas estão o presidente do TRE-MG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga; o presidente da CAVE, desembargador Nicolau Lupianhes Neto; e o secretário de Tecnologia da Informação, Glaysson Rocha.
Leia também:















