43 urnas passam pelos testes de autenticidade e integridade
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) acompanha, neste domingo (4/10), os testes de integridade e autenticidade das urnas eletrônicas realizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) durante o primeiro turno das Eleições 2026.
Em Minas Gerais, dez urnas serão submetidas ao teste de autenticidade dos sistemas e outras 33 passarão pelo teste de integridade. Os equipamentos foram definidos por sorteio realizado na véspera da eleição, nesta sexta-feira (3). A auditoria tem como objetivo verificar o funcionamento dos equipamentos e a segurança dos sistemas utilizados na votação.
Os procedimentos serão realizados no Colégio Pandiá Calógeras e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), ambos no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. A ALMG participa da fiscalização dos testes. O diretor-geral-adjunto da instituição, Alaôr Messias Marques Júnior, representa o Legislativo mineiro.
Como funciona o teste de integridade
No teste de integridade, as urnas escolhidas são retiradas das respectivas seções eleitorais, lacradas e transportadas, sob escolta da Polícia Militar, até os locais onde ocorre a auditoria.
Durante o procedimento, participantes realizam uma votação pública utilizando cédulas de papel, que são depositadas em uma urna de lona. Os mesmos votos são posteriormente digitados nas urnas eletrônicas auditadas.
Ao final, é feita a comparação entre a contagem manual dos votos registrados em papel e o resultado apresentado pela urna eletrônica. Os dois resultados devem ser coincidentes.
Teste verifica autenticidade do sistema
O teste de autenticidade é realizado nas próprias seções eleitorais, antes do início da votação. Em Minas, dez urnas passarão por esse procedimento.
A auditoria verifica se o software instalado no equipamento corresponde ao sistema oficial da Justiça Eleitoral, além de conferir se ele foi assinado digitalmente e lacrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os testes de auditoria também estão previstos para o segundo turno, marcado para 25 de outubro, caso haja necessidade de realização da segunda etapa da eleição em Minas Gerais.
ALMG e TRE-MG renovam parceria
Além do acompanhamento da auditoria, ALMG e TRE-MG renovaram, em agosto, o termo de cooperação para as Eleições 2026. A parceria prevê ações de educação sobre o processo eleitoral e iniciativas de enfrentamento à desinformação.
O acordo foi assinado pelos presidentes das duas instituições, deputado Tadeu Leite (MDB) e desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga.
A cooperação foi estabelecida inicialmente em 2022 e repactuada em 2024, durante as eleições municipais. A iniciativa integra o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-MG e contempla cinco eixos: combate à desinformação, ao crime eleitoral, ao discurso de ódio, à violência política de gênero e ao assédio eleitoral.

