Passo a passo de como conseguir uma barriga de tanquinho

Passo a passo de como conseguir uma barriga de tanquinho

As pessoas pensam que para ter barriga lisa e abdômen espetacular, o segredo está na dieta e fazer abdominais sem parar. E sim, é claro que os hábitos alimentares e o treinamento abdominal prescrito por um profissional são muito importantes. Mas tem outra coisa que é fundamental, NOSSA POSTURA!!!! O papel postural exercido pelo nosso abdômen é super importante. 

Você me pergunta, com boa postura, terei abdômen firme? Sim!  Agora você pode fazer todas as dietas milagrosas, hipopressivas, pilates e treinos funcionais do mundo... que como você não tem uma boa postura e higiene postural, tenho medo de dizer que todo esforço será de pouca ou nenhuma utilidade.

O músculo transverso do abdômen é chamado de core, cintura abdominal, espartilho anatômico, etc. E, uma das principais funções dessa musculatura é o papel postural protegendo a região lombar. Sua função postural e de suporte se deve ao arranjo horizontal de suas fibras, o que significa que, ao se contrair, ocorre uma extensão de nossa coluna, estabilizando o tronco. Também atua em conjunto com outros músculos da parede abdominal (oblíquos internos e externos juntamente com o reto anterior) e juntamente com o psoas e o quadrado lombar, realizam um funcionamento ideal da coluna lombar, com a capacidade de reduzir a pressão de os discos vertebrais dorsais.

A disfunção abdominal está muito presente após a gravidez, parto, pós-parto, dores musculoesqueléticas... E claro, na reeducação abdominal, vamos dar um papel de protagonista à reeducação postural e à consciência corporal.

Seja comendo, trabalhando ou assistindo a um filme, sua postura deve ser a mais correta possível. O sedentarismo que predomina na sociedade faz com que cuidar da postura em que nos sentamos seja uma necessidade, pois será decisivo na saúde e na aparência física.

Independentemente da regularidade com que o exercício físico é praticado ou não, o alongamento é necessário para poder 'crescer'. Ou seja, para evitar o encurtamento dos músculos e devolver elasticidade a eles.

Você conhece alguém que usa um suporte lombar ortopédico para reduzir a dor lombar.  Essa cinta desempenha o papel de nosso abdômen.  De nada adianta usar passivamente a cinta ortopédica se não ativarmos o abdome, o que pode agravar os sintomas e inibir sua função de espartilho estabilizador.