Você que está lendo agora, pare e lembre da posição que você costuma dormir. Lembrou? É aquela de lado, pernas encolhidas e se possível ainda agarrado a um travesseiro? Hummmmm… … realmente super confortável. Mas você sabia que esse momento tão relaxante pode estar contribuindo para o surgimento de rugas? Sim, são as chamadas “Rugas do Sono” – sleep lines.
Todos sabemos que dormir no mínimo oito horas por dia é fundamental para manter uma pele linda e um corpo descansado. Isso continua sendo uma verdade!
Mas se na hora do seu merecido descanso você costuma dormir de bruços, com o rosto afundado no travesseiro ou de lado, atenção: o seu “sono da beleza” pode favorecer o surgimento de linhas e rugas no colo e na face!
As “sleep lines” são rugas de expressão decorrentes da posição que dormimos, principalmente durante a noite onde passamos mais horas dormindo. Dormir em uma posição confortável é importante para carregar as energias necessárias para nossas atividades diárias, mas fique atento à regularidade das posições.
Olha o que pode acontecer quando dormimos com o rosto imprensado no travesseiro! Sem falar nas marcas na região do Colo, já que ficamos muito tempo virada de lado!
Com a idade vamos perdendo a elasticidade da pele e ao dormir de lado a face e o colo ficam comprimidos ao travesseiro e/ou colchão formando vincos (rugas do sono). Essa posição tende a formar rugas em algumas partes do corpo, principalmente ao redor dos olhos, nariz, boca e colo (entre as mamas).
Quando jovem, a pele ainda é rica em colágeno e a ruga desaparece em poucas horas, mas com a idade vamos perdendo a elasticidade natural do tecido e a ruga se torna permanente. Lembrando que essas rugas surgem depois de anos dormindo nessa posição de lado, é necessário uma constante.
Como evitar?
O conselho é variar as posições, evitar dormir de lado todos os dias! E a melhor posição para evitar essas indesejáveis rugas é dormir com a barriga pra cima. Alguns simples cuidados podem prevenir o surgimento das sleep lines. Confira algumas dicas que podem ajudar:
Durma como uma princesa:
parece coisa de filme, mas um sono de princesa pode sim salvar a sua pele. Isso porque dormir de barriga para cima é a posição ideal para você permanecer com a musculatura descansada e esticada durante toda a noite.
Prefira travesseiros macios que se adaptem a anatomia do pescoço e rosto. Escolha fronhas de seda ou cetim, pois facilitam o deslizamento do rosto e diminuem o atrito e a fricção da pele com o travesseiro.
Hidrate bem a pele:
Usar cremes de hidratação e tratamento noturnos para dormir. Enquanto você dorme, eles agem na sua pele, ajudando a combater o processo de envelhecimento.
E lembre-se: beber água também faz parte do processo de hidratação.
Para quem ainda não tem rugas, a dica é invistir em procedimentos preventivos, e quem já sofre com os sinais do envelhecimento da pele, saiba que existem vários procedimentos estéticos, que visam estimular colágeno, promovendo a atenuação da flacidez, redução de linhas e rugas como: botox, preenchimento, bioestimuladores de colágeno.
Se já estiver marcada como amenizar? Existe tratamento?
Uma vez essas rugas formadas deve ser escolhido tratamentos que estimulem a formação de colágeno como os bioestimuladores, botox e preenchimento.
Agora só resta alternar as posições para dormir à noite.
Deixar o abraço no travesseiro de lado, e colocar a barriga pra cima!! Fica a dica!