Estrada Real: Destinos Acolhedores

Entre os destinos brasileiros que figuram na lista, dois integram a rota da Estrada Real, Lavras Novas e Serra do Cipó.

Destinos Acolhedores? A Estrada Real tem! O Booking.com divulgou no último mês os destinos mais acolhedores do Brasil, de acordo com o TravellerReviewAwards (Prêmios de avaliação do viajante) 2023.

A premiação anual está na sua décima primeira edição, e tem como base mais de 240 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais, que reconhece os prestadores de serviços de viagens pelo seu compromisso com a hospitalidade e a excelência ao longo do ano.

Entre os destinos brasileiros que figuram na lista, dois integram a rota da Estrada Real, Lavras Novas e Serra do Cipó.

Lavras Novas, distrito da histórica Ouro Preto, é daqueles lugares inesquecíveis e conquistou os viajantes pela sua tranquilidade e estilo colonial. Localizada a 113 km de Belo Horizonte, além do patrimônio histórico setecentista, o distrito possui uma natureza exuberante muito bem marcada pelas suas agradáveis trilhas e belíssimas cachoeiras.

Foto: Acervo IER

O destino é ideal para os turistas que procuram fugir da agitação, descansar, comer uma boa comida mineira, contemplar a natureza, visitar casarios históricos e tomar um refrescante banho de cachoeira.

É cercado por belas paisagens de montanha e é muito procurado por amantes do ecoturismo e turismo de aventura.

Os praticantes de esportes de aventura encontram locais propícios para atividades como tirolesa, rapel, caiaque, stand uppaddle, escalada, trekking, off-road e expedições , além de cachoeiras e trilhas agradáveis. As mais conhecidas são as Cachoeiras Três Pingos, dos Namorados, do Falcão, do Pocinho, dos Prazeres e do Castelinho.

O fluxo turístico é grande e diversificado, daqueles que se aventuram na natureza durante o dia e curtem a animação dos bares durante a noite. O distrito também é marcado por diversos eventos culturais, como a Semana Santa, o Carnaval, a Festa do Divino e da Padroeira de Lavras, Orquestra dos Distritos, entre outros.

LEIA TAMBÉM:  Dicas de Viagem pela Estrada Real

A tradição mineira se faz presente na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres e no artesanato de taquara, espécie de bambu abundante no século XVIII. Os Mirantes da Pedra, da Rua da Ponte e da Entrada da Cidade, de onde se podem apreciar paisagens, o por do sol e o nascer da lua, são de fácil acesso ao turista e com vistas deslumbrantes.

Foto:Lê D”Angelo

Dicas de Viagem:

  • Passeio de Quadriciclo: É o principal passeio do distrito, uma atração que não pode faltar no roteiro em Lavras Novas.Há diversas opções de roteiros e o mais tradicional tem duração de cerca de 2 horas, partindo do centro do distrito e fazendo parada no Mirante da Estrada Real, na Cachoeira dos Namorados e na Represa do Custódio.
  • Mirante da Pedra: Com fácil acesso, o Mirante da Pedra possui uma vista simplesmente espetacular para as montanhas que rodeiam o distrito de Lavras Novas e rendendo belas fotos.
  • Distrito de Chapada: O distrito de Chapada está a cerca de 9 quilômetros de Lavras Novas e no caminho até ele dá pra conhecer a Cachoeira do Moinho e a Cachoeira do Falcão. Em Chapada, os destaques ficam por conta da singela Igreja de Santana e a Cachoeira do Castelinho, alcançada por trilha.

Pertencente ao Caminho dos Diamantes, a Serra do Cipó faz parte do município de Santana do Riacho e possui uma beleza ímpar, oferecendo aos seus visitantes um extenso acervo de práticas para o lazer, a cultura, o entretenimento e a pesquisa.

A Serra do Cipó fica na região sul da Serra do Espinhaço e é considerada uma das principais regiões turísticas de Minas Gerais, a 90 km da capital mineira. Conta com uma grande quantidade de trilhas, morros e montanhas propícios a escaladas, cânions, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. 

LEIA TAMBÉM:  Estrada Real: Projetos de Fomento

Concentra grande número de cachoeiras lindas e democráticas, que recebem e encantam inúmeros visitantes anualmente. Dentre as cachoeiras mais conhecidas estão Véu da Noiva e Cachoeira Grande. 
Com uma das maiores diversidades de flora e fauna do mundo, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, a região, chamada por Burle Marx de “O Jardim do Brasil”, abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, que tem por objetivo proteger e preservar esse patrimônio natural. 

O vilarejo chama atenção pelo ambiente acolhedor, proximidade com a natureza e as práticas de esportes radicais como rapel, ciclismo, alpinismo e trekking e bem no alto da serra, com uma belíssima visão panorâmica de toda a montanha encontra-seum dos pontos turísticos mais visitados, a estátua do Juquinha, uma homenagem feita a um andarilho que vagava por lá colhendo flores e oferecendo aos turistas. 

Dicas de Viagem:

Cachoeiras: um dos cartões postais da região da Serra do Cipó são as cachoeiras e é destino certo para quem quer encontrar alguns dos mais belos cenários da Estrada Real. Atendem a todos os gostos: tem aquelas que você para o carro na porta. Outras para quem curte trilhas (pequenas ou longas) ou ainda fazer o percurso de bicicleta. Tem até travessia de três dias para quem prefere uma experiência mais intimista em contato com a natureza.

  • Trilha dos Escravos: construída de pedras por volta do Sec. XVIII, pelos escravos, a Trilha dos Escravos leva ao topo de uma das maiores e mais importantes cachoeiras da Serra do Cipó, a cachoeira Véu da Noiva. A trilha é um lindo percurso, comtrajeto um pouco mais de 2km e repleto de belas paisagens e contato com a natureza. Além de levar na parte de cima da Cachoeira Véu da Noiva,é possível aproveitar uma linda vista do Morro da Pedreira e visualizar a região de Cardeal Mota. A hospitalidade é característica forte em Minase está presente na Estrada Real.
LEIA TAMBÉM:  Parques Estrada Real

Estrada Real: Uma estrada, seu destino!

75

Daniel  Magalhães Junqueira

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade