ER Cidades – Campanha
Localizada no Caminho Velho da Estrada Real, Campanha é um misto de tradição e contemporaneidade. Casarões do séc. XVIII se enfileiram nas ruas calçadas com paralelepípedos, onde diversos estilos arquitetônicos antigos convivem com construções modernas.
No dia 2 de outubro de 1737, o ouvidor José Cipriano da Rocha chegava a uma terra de solo fértil e muitas riquezas, entre elas o ouro. Esse povoado recebeu o nome de São Cipriano, passando mais tarde à freguesia, depois à vila e por fim à cidade da Campanha, que seria o primeiro de muitos municípios que viriam a surgir na região Sul das Gerais.
Campanha possui expressivo artesanato em esculturas em madeira, fios e fibras, e bordados. Em alguns ateliês é possível acompanhar o trabalho dos tecelões, podendo também aprender a tecer. Por onde for na cidade, o turista encontra um corredor de artes, que se destaca pela tradição repassada por gerações.
A religiosidade é outro fator marcante no município, que é sede do bispado, e a Catedral de Santo Antônio é o destaque. Feita em taipa, com 1,80m de espessura, foi a primeira igreja construída em Campanha, e possui imagens que são atribuídas a Aleijadinho.
Começou a ser erguida em 1787, por escravos, e após 35 anos de construção, em 1822, a igreja foi consagrada a Santo Antônio e no início do século XX, elevada à condição de catedral.
No centro histórico, um Conjunto Arquitetônico e Urbanístico que apresenta edificações de arquitetura colonial, assim como exemplares neocoloniais e modernos, encontra-se uma das edificações mais importantes do município, o Museu Regional do Sul de Minas.
O Prédio onde está instalado o Museu começou a ser restaurado no ano de 1986, e foi inaugurado no dia 29 de abril de 1992. No Museu poderemos encontrar salas de: Arte Sacra, Objetos de Ferro, Exposição Temporária; periodicamente o Museu organiza amostras lembrando datas cívicas da cidade.
Outro museu de grande importância é o Museu Casa de Vital Brazil, que tem na sua construção telhas feitas à mão por escravos e paredes de pau-a-pique. Inaugurado em 1988, o acervo do Museu contém móveis e objetos pessoais do cientista, vidros com escorpiões, aranhas e cobras. No material em exposição, estão algumas informações sobre animais peçonhentos. Encontram-se também, pinturas, busto em bronze do Dr. Vital Brazil e diversas revistas e livros que contribuem numa raridade literária sobre o assunto. Existe uma Cédula Modelo – “Nota de Cr$10.000 (dez mil cruzeiros)” – com a efígie de Vital Brazil, e no verso uma serpente doada ao Museu no lançamento da cédula.
Museu Casa de Vital Brazil 2 – – Créditos – ASSCOM Prefeitura da Campanha
Pra quem busca riqueza cultural e histórica, e também deseja conhecer a já tradicional hospitalidade mineira, Campanha é o lugar.
Estrada Real: VIVA, EXPERIMENTE, DESCUBRA!
Daniel Magalhães Junqueira
96
Leia mais:
Estrada Real – Mercados Municipais