A Renault deu um passo importante no cenário automotivo brasileiro ao iniciar, nesta quarta-feira, 21/02, a produção do aguardado Kardian no Complexo Ayrton Senna, localizado no Paraná.
Este evento marca não apenas a introdução de um SUV inovador, mas também posiciona a fábrica como a primeira no mundo a fabricar esse modelo específico do segmento B.

Novo motor turbo flex e câmbio automático de dupla embreagem
O Kardian não é apenas um lançamento, mas uma revelação de avanços significativos. Além de inaugurar uma nova plataforma modular altamente versátil do Grupo Renault, o SUV introduz um novo motor 1.0 turbo flex e uma moderna caixa de câmbio automática de dupla embreagem. Estas inovações prometem uma combinação única de desempenho, eficiência e conforto ao dirigir.
Pré-venda exclusiva: Kardian antes do lançamento oficial
A Renault também anunciou o início da pré-venda do Kardian, proporcionando aos consumidores a oportunidade exclusiva de assegurar seu SUV antes mesmo do lançamento oficial em março. A pré-venda pode ser acessada através do site prevenda.kardian.renault.com.br/r-pass, com a opção de adquirir o R Pass por R$ 1.000, que oferece benefícios como reserva prioritária e garantia do preço de pré-venda.
As entregas estão programadas para começar no final de março.

Três versões disponíveis: Evolution, Techno e Première-Edition
Na fase de pré-venda, os consumidores podem escolher entre três versões do Kardian: Evolution, Techno e Première-Edition, com preços a partir de R$ 112.790. Cada versão incorpora o novo motor turbo TCe de 125 cv, combinado com o eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch).
Design inovador e personalização
O Kardian se destaca por suas inovações de design e recursos, muitos dos quais são comumente encontrados em segmentos automotivos superiores. Rodas de 17 polegadas, console elevado com alavanca de velocidade “e-shifter” e o sistema MULTI-SENSE, que permite a personalização da condução e do ambiente interno, são apenas algumas das características que diferenciam o Kardian no mercado.

Dimensões e tecnologia sob medida: uma nova experiência no segmento B
Com dimensões estrategicamente projetadas (4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B, ideal para uso urbano. No entanto, suas características, como as grandes rodas de 17 polegadas, a maior distância entre eixos do segmento (2,60 metros) e seus ângulos de ataque e saída, o tornam versátil e adequado para diversas condições de direção.
Interior tecnológico e espaçoso: cabine projetada para o futuro
O interior do Kardian combina modernidade e tecnologia. Com um console elevado de 8 litros para armazenamento, integração de quatro entradas USB, e um espaço dedicado ao smartphone com sistema de recarga por indução, a cabine oferece conforto e praticidade. Destaque também para a alavanca de marchas “e-shifter” e o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, proporcionando uma experiência de condução inovadora.

Sistema MULTI-SENSE e conectividade avançada
O Kardian apresenta o sistema MULTI-SENSE, permitindo ao condutor escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense. Além disso, oferece oito opções de núcleos para o fundo da tela, harmonizando-se com as lâmpadas de LED presentes nos painéis das portas dianteiras.
A conectividade é garantida pela tela multimídia de 8 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, proporcionando uma resposta rápida aos comandos do usuário.
Tecnologias avançadas para segurança: 13 dispositivos ADAS
O Kardian coloca a segurança em primeiro plano com 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo controle de velocidade adaptativa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, entre outros. Com seis airbags e uma estrutura de carroceria reforçada, o SUV oferece uma abordagem abrangente para a segurança do condutor e passageiros.
Confira abaixo todos eles:
1. Controle de velocidade adaptativa (ACC): depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade de forma que o veículo mantém a distância determinada anteriormente em relação ao veículo que segue à frente, sem a necessidade de exercício de pressão no pedal do acelerador. Quando não há um veículo à frente, o controle de velocidade adaptativo funciona como um controle de velocidade normal.
2. Alerta de investigações frontais (FCW): alerta o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pela câmera e pelos radares do veículo. Além do alerta sonoro, um aviso visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem.
3. Frenagem automática de emergência (AEB): para automaticamente o carro se o condutor não reagir em tempo após o alerta de ameaças frontal do sistema FCW.
4. Alerta de distância segura (DW): avise o condutor sobre o intervalo de tempo que separa o veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. Este sistema funciona entre 30 e 180 km/h, mas é desativado quando o controle de velocidade adaptativo é acionado.
5. Alerta de ponto cego (BSW): por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores, avisa o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo.
6. Câmera multiview: simplifica a vida do condutor durante as manobras de marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da multimídia central de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo.
7. Câmera de estacionamento traseira: câmera traseira mostrando a proximidade de obstáculos.
8. Sensor de estacionamento traseiro: alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos evitando batidas e que auxilia o motorista nas manobras de estacionamento.
9. Sensor de estacionamento frontal: alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos evitando batidas e que auxilia o motorista nas manobras de estacionamento.
10. Sensor crepuscular: acender automaticamente o farol de acordo com a iluminação externa
11. Controlador de velocidade: mantém o carro na velocidade programada pelo motorista sem necessidade de pisar no acelerador. É popularmente conhecido como “piloto automático”. Também contribui para reduzir o consumo de combustível.
12. limitador de velocidade : como o nome já diz, limita a velocidade escolhida pelo condutor impedindo que se acelere acima do limite programado.
13. Assistente de partida em rampa (HSA): em arrandas em alives impede que o veículo retroceda em uma pista com desnível superior a 3% acionando os freios automaticamente quando o motorista puxa o pé do pedal do freio para acionar o acelerador, mantendo o veículo na mesma posição durante 2 segundos e desativando os freios em seguida.
Conheça as versões em detalhes:
– evolução turbo TCe câmbio EDC – R$ 112.790
Principais equipamentos de série:
· 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
· Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
· Assistente de partida (HSA)
· Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
· Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
· Cluster digital 7”
· Câmbio e-shifter
· Pedal da embreagem
· Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
· Ar condicionado digital com função automática
· Retrovisores externos com ajuste elétrico
· Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
· Barras de teto funcionais e modulares em preto
· Roda flexwheel biton 16” ILHABELA
· Aerofólio traseiro
· Iniciar e parar
· Modo ECO com EcoScoring
· Volante com ajustes de altura e profundidade
· Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
· Vidros elétricos para passageiros
– techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122.990
Todos os equipamentos da versão Evolution mais:
· Frenagem automática de emergência (AEBS)
· Alerta de ataques frontais (FCW)
· Freio de estacionamento eletrônico
· Console elevado com apoio de braço
· Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
· Roda de liga leve 17” diamantadas bíton HAYEK
· Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
· Partida remota do motor
· Saídas USB-C para o banco traseiro
· Seis alto-falantes
· Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
Opcional: Teto bíton em preto Nacré
– edição estreia turbo TCe câmbio EDC – R$ 132.790
Todos os equipamentos da versão techno mais:
· Controle de velocidade adaptativa (ACC)
· Câmera Multiview (MVC)
· Alerta de ponto cego (BSW)
· Alerta de distância segura (DW)
· Sensores de estacionamento frontal
· Faróis de neblina em LED
· Sensor crepuscular
· Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável)
· Iluminação ambiente (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
· Carregador de smartphone por indução
· Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas HAYEK
· Antena tubarão
· Teto bíton preto Nacré
· Emblema lateral “Premiere Edition”
· Esquis na cor prata acetinada
· Grade frontal em preto brilhante