Foram 501 processos seletivos promovidos.
O programa Transforma Minas, desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, celebrou cinco anos de existência com um evento realizado a última segunda-feira, dia 26.
O Transforma Minas é uma iniciativa chave para selecionar, desenvolver e engajar líderes do poder Executivo, gerenciada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
Durante o evento, realizado no auditório da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, foram apresentados os principais resultados do programa, destacando a valorização da cultura de gestão de pessoas por mérito e competência.
Desde sua criação em 2019, o Transforma Minas promoveu 501 processos seletivos para lideranças em 24 órgãos e entidades do governo estadual. Além disso, gestores centrais e regionais participaram de mais de 100 horas de ações de formação e desenvolvimento.
O vice-governador Professor Mateus enfatizou a importância das ações de desenvolvimento de líderes para estabelecer a cultura organizacional do governo estadual.
Ele ressaltou o compromisso com a profissionalização da alta gestão administrativa pública, visando à entrega de serviços de qualidade para os mineiros.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou a importância da preparação dos líderes não apenas para a organização interna do governo, mas também para proporcionar serviços públicos de qualidade à população.
O secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Luís Otávio Milagres, agradeceu o apoio do governo ao programa e destacou a referência nacional que o Transforma Minas se tornou em gestão de pessoas, especialmente por promover processos seletivos abertos, transparentes e competitivos.
A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel, ressaltou o diferencial do programa em se manter em constante atualização, acompanhando as demandas e necessidades da Administração Pública e dos gestores.
O programa conta com o apoio da Vamos, uma coalizão de organizações do terceiro setor, e da organização sem fins lucrativos Motriz. Helena Wajnman, diretora-executiva do República.org, destacou que a iniciativa mineira serve de modelo para outros estados e municípios em projetos de gestão de lideranças.
Julimária Sousa, coordenadora de implementação de projetos da Motriz, elogiou o preparo e o comprometimento dos servidores de Minas Gerais com o desenvolvimento do programa, destacando o estado como um dos mais avançados na estruturação de políticas para gestão de lideranças.