Prefeito Fuad falou sobre as usinas fotovoltaicas de BH

PBH G 20 Rodrigo Clemente Balcao News 28 5 24 PBH G 20 Rodrigo Clemente Balcao News 28 5 24
O G20, que reúne as maiores economias globais para tratar de questões econômicas, políticas e sociais. Foto: Rodrigo Clemente/PBH.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está apoiando a realização do G20 na capital mineira.

BH é uma das 15 cidades brasileiras escolhidas para sediar os encontros do grupo em 2024. Entre os dias 27 e 29 de maio, Belo Horizonte está sendo palco da 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas, com a participação de 52 delegações e cerca de 250 pessoas.

Durante a abertura do evento, o prefeito Fuad Noman destacou a importância da reunião para discutir a transição global para fontes de energia limpas e sustentáveis.

Noman ressaltou que Belo Horizonte tem se empenhado na transição energética, destacando que o trabalho do grupo de transições energéticas é vital para o planeta.

A cidade foi recentemente premiada com o título de “Cidade Árvore do Mundo” pelo programa Tree Cities Of The World da FAO, o que reforça o reconhecimento das políticas ambientais locais.

Entre as iniciativas da Prefeitura para a transição energética estão a instalação de usinas fotovoltaicas, como a Usina Escola no prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destinada à capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e na Escola Municipal Herbert José de Souza.

A PBH também reformulou o programa “Selo BH Sustentável”, que certifica empreendimentos e condomínios que adotam práticas de redução de consumo de água e energia, redução de emissões de gases de efeito estufa e reciclagem de resíduos sólidos.

Além disso, toda a iluminação pública da cidade, incluindo semáforos, foi substituída por lâmpadas LED.

O G20, que reúne as maiores economias globais para tratar de questões econômicas, políticas e sociais, tem em 2024 o Brasil na presidência.

O país incluiu três pilares na agenda do grupo: a reforma da governança internacional, o combate à fome, pobreza e desigualdade, e o desenvolvimento sustentável. A reunião em Belo Horizonte está sendo coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Leia mais:

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Minas Gerais

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade