Minas terá curso de gastronomia da Le Cordon Bleu

Representantes do Governo de MInas na Le Cordon Bleu Credito Matheus Fonseca Representantes do Governo de MInas na Le Cordon Bleu Credito Matheus Fonseca
Curso de gastronomia em Belo Horizonte, com 24 vagas será lançado já no primeiro semestre de 2025. Foto: Agência MG.

O vice-governador Professor Mateus e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, visitaram ontem, terça-feira, o campus da Le Cordon Bleu em Paris.

O objetivo é fortalecer os laços entre Minas Gerais e França e atrair investimentos por meio da cultura e educação.

Fundada em 1895, a Le Cordon Bleu é uma das mais renomadas escolas de culinária do mundo. Em parceria com o Centro Universitário UniBH, do grupo Ânima, a escola lançará um novo curso de gastronomia em Belo Horizonte, com 24 vagas disponíveis já no primeiro semestre de 2025.

Os representantes do Governo de Minas foram recebidos pelo presidente e CEO da Le Cordon Bleu, André J. Cointreau. A comitiva incluía também Christiana Renault, presidente do Serviço Social Autônomo (Servas); Rafael Ciccarini, reitor do UniBH e diretor nacional de operações do Grupo Ânima; Marcelo de Souza e Silva, presidente do Sebrae Minas e CDL-BH; Cristiana Kumaira, diretora de comunicação e sustentabilidade da Cemig; e Patrícia Moreira, superintendente de marketing turístico da Secult-MG.

“Estamos levando para Minas a melhor técnica de cozinha do mundo e criando um ambiente necessário para continuar apostando no desenvolvimento da nossa cozinha mineira. Afinal de contas, falamos de atração de turismo e geração de emprego e renda a partir disso”, afirmou o vice-governador Professor Mateus. Ele destacou que a parceria com a Le Cordon Bleu suprirá a falta de técnica e mão de obra qualificada na culinária mineira, fortalecendo o setor de turismo e geração de emprego.

Para o secretário Leônidas de Oliveira, a abertura de um curso com chancela internacional em Belo Horizonte trará desenvolvimento econômico para todo o estado. Ele enfatizou que a técnica da cozinha francesa é fundamental para o crescimento e fortalecimento da culinária mineira, que já é um forte atrativo turístico.

André Cointreau, CEO da Le Cordon Bleu, explicou que a instituição é líder mundial em bacharelado e mestrado em arte culinária e hospitalidade, com presença em 35 institutos em mais de 25 países. Ele elogiou a parceria com o Grupo Ânima, a maior rede universitária do Brasil, que já vem colaborando com a Le Cordon Bleu na formação e educação nos últimos anos.

Rafael Ciccarini, diretor nacional de operações do Grupo Ânima, considerou a chegada da Le Cordon Bleu a Minas Gerais um marco para a melhoria da cadeia produtiva no estado. “Estamos abrindo um caminho para, com o poder público e agentes privados, começar a treinar toda uma geração de pessoas para atuar na cadeia produtiva, melhorando nosso serviço, nossa hotelaria, e ampliando as possibilidades de divulgação da nossa gastronomia”, afirmou.

O curso de bacharelado em gastronomia, que terá a dupla chancela Le Cordon Bleu e UniBH, se destacará pela qualificação abrangente, preparando alunos para atuar em toda a cadeia produtiva da gastronomia. A formação incluirá técnicas francesas, gestão, e capacidades práticas e teóricas, capacitando os profissionais para funções diversas, desde chefs de cozinha até gerentes e empreendedores.

Ciccarini também destacou que o curso será ministrado por profissionais treinados diretamente por chefs da Le Cordon Bleu, incluindo o diretor técnico da Le Cordon Bleu no Brasil, Patrick Martin.

O vice-governador Professor Mateus enfatizou que a união da hospitalidade e dos ingredientes mineiros com a gestão da Le Cordon Bleu elevará Minas Gerais a um novo patamar de desenvolvimento econômico. Ele mencionou o exemplo da internacionalização da comida peruana como um modelo a ser seguido para atrair turistas e investimentos para Minas Gerais.

Professor Mateus também ressaltou o crescimento do turismo em Minas Gerais, destacando o aumento de turistas estrangeiros no Carnaval de Minas e a transformação de Belo Horizonte em um hub internacional de conexão aeroportuária, o que deve ser aproveitado para incrementar a indústria local de turismo e criar mais oportunidades para os mineiros.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade