Minas Gerais investiu mais de R$ 16 milhões desde 2019 na melhoria da infraestrutura de aeródromos e aeroportos no estado, segundo a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
Esses investimentos facilitaram o desenvolvimento das regiões, atraíram investidores e ampliaram os voos de segurança pública, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e salvamento.
Desde 2019, a crescente demanda de passageiros resultou na atração de cinco novos voos regionais e quatro internacionais, fruto do trabalho conjunto do Governo de Minas, através da Invest Minas, Seinfra, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Secretaria da Fazenda (SEF) e empresas privadas do setor.
Entre as principais obras de requalificação da infraestrutura está o aeroporto de Ipatinga, em Santana do Paraíso. Em 2019, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) contratou uma intervenção emergencial custeada pela Seinfra para reparos na pista e estacionamento de aeronaves, além de pintura de pista. Em 2021, houve um investimento definitivo na pista com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) e contrapartida do Estado, totalizando R$ 13,2 milhões.
Atualmente, há dois convênios em andamento nos aeroportos Major Brigadeiro Trompowsky (SBVG) em Varginha e o de Caratinga (SNCT) na cidade de Ubaporanga, com investimentos de mais de R$ 2 milhões, focados em melhorias no cercamento. As obras estão 90% concluídas em Varginha e 25% em Caratinga.
O Aeroporto Municipal Elber Pereira, em Ipanema, Vale do Rio Doce, foi inaugurado em junho de 2024, com investimentos de R$ 2,4 milhões do Governo de Minas. A estrutura permite a chegada de aeronaves de pequeno e médio portes, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
O vice-governador Professor Mateus destacou a importância de novas linhas aéreas e a manutenção de pistas para a integração do estado. Novos voos da Azul foram viabilizados para cidades como Paracatu, Varginha, Patos de Minas, Araxá e Teófilo Otoni, além de Divinópolis.
Ronaldo Barquette, diretor de atração de investimentos da Invest Minas, afirmou que a colaboração com municípios e empresas aéreas tem sido crucial para o desenvolvimento econômico e a satisfação da demanda crescente de passageiros. Um exemplo é o novo voo BH/Salinas, impulsionado pelos projetos de lítio no Vale do Jequitinhonha.
Desde 2019, o número de rotas regionais regulares aumentou de nove para quatorze, e as rotas internacionais passaram de quatro para oito, com a inclusão de destinos como Orlando, Bogotá, Curaçao e Santiago.
A concessão do Aeroporto da Pampulha à iniciativa privada em 2021, por R$ 34 milhões, representou um ágio de 245,29%. A Companhia de Participações e Concessões (CPC) investirá cerca de R$ 150 milhões na infraestrutura nos próximos 30 anos.
O Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco (Aeroporto da Zona da Mata) foi o primeiro em Minas a ser administrado por Parceria Público-Privada (PPP). Em 2023, Minas Gerais investiu R$ 5,761 milhões no custeio da parceria.
A exploração do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, será diretamente assumida pela Infraero a partir de 2024, alinhada às diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), que também assumiu os aeroportos de Governador Valadares e Divinópolis. Em 2023, o Estado desembolsou R$ 6,468 milhões para manter o contrato de terceirização desses aeroportos.