Nesta sexta-feira, 19 de julho um apagão cibernético global afetou diversos serviços. Aeroportos, empresas de telecomunicação e aplicativos de bancos foram impactados, incluindo aeroportos na Alemanha, Holanda, Hong Kong, Suíça e Estados Unidos, que tiveram voos suspensos ou atrasados.
Hospitais na Holanda, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico também foram afetados. Canais de TV como Sky News, do Reino Unido, e ABC, da Austrália, apresentaram falhas de transmissão.
Uma grande falha nos sistemas de TI afetou diversos serviços globalmente.
A falha foi causada por uma “atualização de conteúdo dos usuários do Windows”, conforme informado pelo CEO da CrowdStrike, uma empresa americana de cibersegurança. Não foi um incidente de segurança ou ataque cibernético.
Segundo as agências de notícias, a Microsoft informou que o problema foi solucionado, embora alguns serviços ainda sofram impactos residuais.
Houve relatos de problemas com aplicativos de bancos como Nubank e Bradesco. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, não foi afetado, inicialmente, mas, agora, tem cerca de 20 voos com atrasos ou cancelamentos, segundo Anac. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou atrasos.
As companhias aéreas brasileiras recomendam que os passageiros cheguem mais cedo aos aeroportos para realizar o check-in.
A Azul Linhas Aéreas informou que “alguns voos podem sofrer atrasos pontuais”, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) monitora a situação e está em contato com operadores aéreos e aeroportuários para minimizar os impactos no setor aéreo.