Inscrições para Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas estão abertas

Concurso Estadual Qualiodade do cafe 24 Balcao News Emater MG Concurso Estadual Qualiodade do cafe 24 Balcao News Emater MG
O concurso possui duas categorias, e cada produtor pode participar de apenas uma delas. Foto: Divulgação/Emater-MG

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024, a maior competição do país em participação de agricultores familiares.

Espera-se a inscrição de mais de 1,5 mil amostras. Este ano, o concurso comemora sua 21ª edição.

Os produtores rurais têm até o dia 6 de setembro para preencher a ficha de inscrição e entregá-la impressa, junto com as amostras concorrentes, nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). A participação é gratuita e a ficha está disponível neste link.

Podem se inscrever produtores dos municípios mineiros com amostras de café Arábica, tipo 2 para melhor (máximo quatro defeitos), colhidas neste ano. Os cafés concorrentes devem ser passados na peneira 15 (ou acima), com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada.

O concurso possui duas categorias, e cada produtor pode participar de apenas uma delas:

  1. Café Natural: O café recém-colhido é levado para secar logo após passar por um processo de lavagem.
  2. Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado: Após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros, que são então descascados e seguem para secagem.

Os cafés concorrentes passarão por análises físicas e sensoriais realizadas por uma comissão julgadora composta por, no mínimo, oito classificadores e degustadores de café. Na primeira etapa, só serão classificados os cafés que obtiverem pelo menos 85 pontos, de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA). A produção dos cafés também será avaliada em quesitos socioambientais.

As amostras selecionadas na primeira etapa seguirão para uma nova avaliação. A comissão julgadora classificará as melhores de cada categoria nas macrorregiões cafeeiras de Minas Gerais: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. A cerimônia de encerramento ocorrerá em dezembro, onde serão anunciados os vencedores estaduais das duas categorias, os primeiros colocados em cada região produtora, a cafeicultora com melhor pontuação entre os finalistas e o cafeicultor participante do programa Certifica Minas Café com a melhor nota.

O concurso é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). Conta também com o apoio do Sicoob, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da rede de supermercados Verdemar.

O regulamento completo está disponível no site da Emater-MG. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3349-8075/8091/8173 ou pelo e-mail concursoqualidadecafemg@emater.mg.gov.br.

Histórico

Em 2023, pela primeira vez, um produtor da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi o campeão estadual do concurso. O agricultor Mamédio Martins dos Santos, de Sabará, venceu na categoria Café Natural com 91,7 pontos numa escala até 100, segundo a metodologia da SCA. A competição do ano passado contou com 1.563 amostras inscritas, e os vencedores tiveram suas sacas compradas pela rede de supermercados Verdemar.

Este concurso representa uma excelente oportunidade para os produtores mineiros mostrarem a qualidade dos seus cafés e se destacarem no mercado nacional e internacional.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade