Rebeca Andrade encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com um espetacular ouro no solo, alcançando a nota de 14.166.
Esta foi a sexta medalha olímpica da ginasta paulista, consolidando-a como a maior medalhista olímpica do Brasil, superando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, que possuem cinco medalhas cada.
Rebeca fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica no aparelho solo. Até então, o melhor resultado nesse aparelho era um quinto lugar, obtido pela própria Rebeca em Tóquio 2020 e por Daiane dos Santos em Atenas 2004. No masculino, Diego Hypolito e Arthur Nory foram prata e bronze, respectivamente, na Rio 2016.
Em Paris, Rebeca conquistou quatro medalhas: ouro no solo, prata no individual geral e no salto, e bronze por equipes. Na trave, final disputada também nesta segunda-feira, ela ficou em quarto lugar. Em Tóquio 2020, Rebeca já havia conquistado duas medalhas: ouro no salto e prata no individual geral.
Ela superou a ginasta americana Simone Biles e se tornou a maior medalhista brasileira em todos os esportes olímpicos.
Na prova da trave da Olimpíada de Paris, segundo a Agência Brasil, a ginasta brasileira Rebeca Andrade ficou em quarto lugar, alcançando uma nota de 13.933. Ela ficou pouco atrás da italiana Manila Esposito, que conquistou o bronze com 14.000 pontos. Apesar de alguns desequilíbrios, Rebeca não sofreu quedas durante sua apresentação.
Brasil em outras modalidades
Alison dos Santos, conhecido como Piu, iniciou sua jornada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com uma performance tranquila nos 400m com barreiras. Ele diminuiu o ritmo no final da prova e completou em 48s75, avançando para a próxima fase.
Ele terá a companhia de Matheus Lima, que também se classificou ao terminar sua bateria em segundo lugar com o tempo de 48s90. As semifinais estão marcadas para a próxima quarta-feira, dia 7.
No caiaque cross da canoagem slalom, Ana Sátila e Pedro “Pepê” Gonçalves representaram o Brasil nas eliminatórias realizadas no Estádio Náutico Água Branca, em Vaires-sur-Marne. Ana teve uma descida limpa e, beneficiada por erros de duas adversárias, terminou em segundo lugar na sétima bateria, atrás da francesa Angele Hug.
Com essa posição, Ana avançou para as quartas de final, que serão disputadas nesta segunda-feira,
A medalha de ouro foi para a italiana Alice D’Amato, com uma pontuação de 14.366, enquanto a prata foi para a chinesa Zhou Yaqin, que obteve 14.100. A estadunidense Simone Biles, favorita ao ouro, teve uma queda no final de sua apresentação, resultando em uma nota de 13.100 e a quinta posição. A catarinense Júlia Soares, em sua primeira final olímpica, ficou em sétimo lugar com 12.333 pontos.
**Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro