A pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui e pela Abrasel revela que a maioria dos brasileiros é favorável ao retorno do horário de verão, com 54,9% dos entrevistados apoiando a mudança.
A pesquisa envolveu três mil pessoas e mostrou que 41,8% são totalmente favoráveis e 13,1% parcialmente favoráveis ao horário de verão.
Os índices de apoio, segundo a Abrasel variam por região: no Sul, 60,6% são favoráveis; no Sudeste, 56,1%; e no Centro-Oeste, 40,9%. Entre os motivos para apoiar a mudança, 43,6% acreditam que ela ajuda a economizar energia, enquanto 39,9% consideram que não traz economia.
Além disso, segundo a Agência Brasil, 51,8% da população do Sul vê a mudança como benéfica para o comércio e serviços, e 41,7% acredita que a cidade se torna mais atrativa para o turismo durante o horário de verão. A segurança também é um ponto positivo, com 35,2% se sentindo mais seguros ao sair para o trabalho.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mencionou que a volta do horário de verão é uma possibilidade real para otimizar o uso da luz natural e reduzir o consumo de energia, embora tenha ressaltado que essa decisão envolve considerações econômicas e sociais.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.