A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) marcou presença ontem, terça-feira na 41ª edição da INFORUSO, uma das feiras mais tradicionais de tecnologia e inovação do estado.
Organizada pela Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sucesu-Minas), o encontro foi um ponto de convergência para discussão sobre sociedade digital e inteligência artificial (IA).
A PBH, Representada pelo diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), Jean Mattos. foi convidada para participar da abertura oficial do evento, ao lado do presidente da Sucesu Minas, Ezequiel Ribeiro, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL – BH), Marcelo de Souza, e da gerente de economia criativa do P7 Criativo, Márcia Azevedo.
O encontro contou com palestras e trilhas de conhecimento, reunindo os principais atores dos setores de inovação e tecnologia de Minas Gerais, o encontro contou com palestras e trilhas de conhecimento, reunindo os principais atores dos setores de inovação e tecnologia de Minas Gerais.
Durante sua fala, o diretor-presidente da Prodabel destacou a importância do momento, pautando a tecnologia enquanto um meio para melhorar a vida das pessoas, negócios e a sociedade como um todo.
Jean ainda ressaltou que a Inforuso tradicionalmente debate temas de vanguarda no âmbito da tecnologia e promove encontros entre representantes gestores e fornecedores de soluções de diversos setores da economia, além disso, que os esforços realizados pela administração, especialmente na temática de inteligência artificial, buscando se apropriar da ferramenta com propósito, sem perder de vista os motivos de seu uso e o papel do servidor e da gestão nesse processo.
“É importante que além de contar com as melhores ferramentas, tenhamos também o conhecimento necessário para que possamos extrair o melhor dessa tecnologia. Na PBH investimos muito em capacitações e seminários que aproximem o servidor do que temos disponível, sempre destacando que a IA não vem para substituir o trabalho humano, mas sim aprimorá-lo, nos possibilitando mais eficiência e agilidade frente aos desafios da cidade e as demandas dos cidadãos”, compartilhou o diretor-presidente.
Além dos seminários de inteligência artificial, a PBH ainda disponibiliza ferramentas de IA para os servidores, como as soluções Google e o Data BH, que se vale da tecnologia para proporcionar análises em tempo real, por exemplo, visando o encurtamento do tempo de resposta da administração e a simplificação de demandas.
A Sucesu Minas é uma associação que promove o desenvolvimento da tecnologia da informação em Minas Gerais, conectando profissionais e empresas, promovendo eventos e debates para troca de conhecimento e representando os interesses do setor junto ao mercado e governo.