Concessão da BR-381 pode reduzir acidentes e salvar vidas, aponta estudo da FIEMG

Estudo Fiemg Houer BR 381 reducao acidentes Balcao News 19 12 24 EBC Estudo Fiemg Houer BR 381 reducao acidentes Balcao News 19 12 24 EBC
A BR-381, segunda maior rodovia federal em extensão no Estado, concentra o maior número de acidentes e mortes em Minas. Foto: EBC/ Divulgação.

A concessão da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, tem potencial para reduzir significativamente o número de acidentes e mortes, segundo estudo elaborado pela consultoria Houer para o Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

O trecho é conhecido como “Rodovia da Morte” devido ao alto índice de ocorrências fatais.

O levantamento compara os dados de acidentes em 2023 nos trechos duplicados e não duplicados da BR-381, ressaltando as diferenças entre os segmentos sob gestão pública e privada.

Dados alarmantes nos trechos não duplicados

Os trechos não duplicados, que estão sob gestão pública (BH-Valadares), apresentaram:

  • 7,36% mais acidentes por 10 mil veículos em relação aos trechos duplicados (administrados pela iniciativa privada entre BH e São Paulo há mais de 15 anos);
  • 110,66% maior severidade nos acidentes, considerando o índice de gravidade das ocorrências;
  • Nos trechos duplicados, foram registrados 5,16 óbitos a cada 100 acidentes; nos não duplicados, o número sobe para 10,87 óbitos, mais que o dobro.

“Esses números evidenciam o impacto da duplicação e da gestão privada na segurança da rodovia. A diferença é clara tanto na redução de acidentes quanto na gravidade das ocorrências”, explica Felipe Barbosa, Head de ESG e Inovação da Houer.

BR-381: A Rodovia Mais Perigosa de Minas Gerais

Com uma das maiores malhas rodoviárias do Brasil, Minas Gerais lidera o número de acidentes em rodovias federais. Em 2023, foram registrados 9 mil acidentes e 727 mortes no Estado.

A BR-381, segunda maior rodovia federal em extensão no Estado, concentra o maior número de acidentes e mortes em Minas.

Somente em 2023, foram registrados:

  • 2.641 acidentes em toda a extensão (São Paulo a Governador Valadares);
  • 171 mortes;
  • 3.435 feridos.

O número de acidentes na BR-381 foi 45% maior do que na segunda rodovia mais perigosa do Estado, a BR-040, que registrou 1.816 ocorrências no mesmo ano, apesar de ser apenas 43,4 km menor em extensão.

Impacto da concessão

O estudo aponta que a duplicação e concessão da BR-381 são soluções essenciais para melhorar a segurança viária, diminuir o número de acidentes e reduzir a gravidade das ocorrências. Além disso, a gestão privada tem demonstrado maior eficiência no monitoramento e manutenção dos trechos concedidos.

O relatório, intitulado Infraestrutura e Crescimento Econômico: a nova rodada de concessão da BR-381 como modelo de segurança, eficiência e sustentabilidade, está disponível para consulta.

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