Vinho rosé a partir de uvas de safra de verão é lançado pela Epamig

A colheita ocorre entre meados de dezembro e o início de fevereiro, variando conforme a variedade da uva
Epamig vinho rose 3 2 25 Foto Erasmo Pereira EPAMIG Balcao News Epamig vinho rose 3 2 25 Foto Erasmo Pereira EPAMIG Balcao News
o primeiro a ser comercializado com a casta Syrah (ou Shiraz) proveniente da colheita de verão. Foto: Erasmo Pereira/Epamig.

O mês de janeiro marcou a colheita das uvas destinadas à produção do novo vinho rosé da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no Campo Experimental em Caldas, no Sul do estado.

Essa novidade amplia o catálogo da Epamig, que já conta com vinhos bordô e espumantes, sendo o primeiro a ser comercializado com a casta Syrah (ou Shiraz) proveniente da colheita de verão.

O vinho estará disponível no empório Epamig e destaca-se pela uva utilizada, conhecida por originar vinhos finos de excelente qualidade.

Safra de produção

A safra de verão, comum nas regiões Sul e Centro-Oeste de Minas Gerais, respeita o ciclo natural da videira, resultando em bebidas com aromas intensos e vibrantes. A colheita ocorre entre meados de dezembro e o início de fevereiro, variando conforme a variedade da uva.

O enólogo da Epamig, Filipe Casseli, explica que, para a Syrah, a colheita foi realizada em janeiro, priorizando uvas com maturação incompleta, visando alta acidez e menor concentração de açúcares. “A acidez da uva é importante, pois confere frescor ao vinho. Além disso, o menor teor de açúcares e pH baixo são ideais para este estilo de rosé“, destaca.

Características do vinho

O rosé Epamig apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, como morango, framboesa e cereja, além de notas maduras de ameixa. Também há nuances sutis de especiarias, como pimenta branca, e toques delicados de ervas secas.

No paladar, destaca-se pelo perfil fresco, com frutas vermelhas e acidez que proporciona sensação refrescante. Apesar do corpo médio, é equilibrado, com taninos leves, textura suave e final seco, sendo uma opção agradável, sem excessos de doçura ou intensidade.

Versátil, é ideal para diversas ocasiões, especialmente em dias mais quentes, devido à sua leveza e toque aromático de especiarias. “Maturado por um curto período em tanques de inox, o rosé Epamig foi pensado para ser degustado jovem, sendo recomendado servi-lo entre 7ºC e 10ºC“, explica o enólogo.

Lançamento e  técnicas

A produção inicial está estimada em cerca de 800 garrafas, provenientes das colheitas de 2024 e 2025.

A previsão é que, em maio de 2025, os vinhos estejam disponíveis para comercialização no empório da empresa, localizado na Avenida José Cândido da Silveira, 1647, União, Belo Horizonte (MG), e também no Campo Experimental da Epamig, em Caldas.

As técnicas e estudos desenvolvidos pela Epamig são amplamente compartilhados com produtores interessados, incluindo conhecimentos relacionados à vinificação.

Leia mais:

Governo quita parcela da dívida com União

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade