Estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, até, hoje, 7 de janeiro para concorrer a vagas em instituições de ensino superior particulares por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Fies Seleção, disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o cronograma do MEC, o resultado da seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro.
Ao todo, são oferecidas 67 mil vagas, das quais 50% são destinadas ao Fies Social, voltado para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Critérios de participação
O Fies é uma excelente oportunidade para quem não conseguiu uma vaga pelo Sisu ou Prouni, permitindo o financiamento das mensalidades de forma parcelada, com juros baixos ou até mesmo isenção, dependendo do perfil do estudante.
Para se inscrever, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
- Nota do Enem: Ter participado do exame a partir de 2010, com média das notas acima de 450 pontos e nota da redação superior a 400 pontos.
- Renda familiar: Comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
É fundamental verificar se o curso e a instituição desejados estão disponíveis para financiamento pelo Fies e se cumprem os requisitos do programa. A seleção é baseada na quantidade de vagas e na demanda dos candidatos, por isso, é importante ficar atento aos prazos.
Destaque de Minas Gerais no Enem 2024
Em 2024, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), implementou iniciativas inovadoras de preparação para o Enem, ajudando muitos estudantes a realizarem o sonho do ensino superior.
O desempenho dos estudantes mineiros foi notável, especialmente na redação. Dos 12 participantes em todo o país que alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos, Samille Malta, ex-aluna da Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio, em Virginópolis, foi a única representante da rede pública.
Minas Gerais também liderou o ranking de notas entre 980 e 1.000 pontos na redação, com 331 estudantes. Destes, 30 são da rede pública, ficando apenas dois pontos atrás do estado do Ceará.