Azeitech acontece, hoje, em Maria da Fé

Evento é gratuito
DJI 0025 Campo Experimental de Maria da Fe Foto Erasmo Pereira DJI 0025 Campo Experimental de Maria da Fe Foto Erasmo Pereira
Acontece também 10ª Mostra Tecnológica, que reunirá expositores de equipamentos, insumos e produtos derivados da olivicultura. Foto: Erasmo Pereira/Epamig.

A edição 2025 da Azeitech será realizada, amanhã, sexta-feira, dia 21 em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais.

O evento, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), é presencial, gratuito e terá como focos temas como sustentabilidade e agronegócio.

A programação começa às 8h no Campo Experimental da Epamig e integra o 20º Dia de Campo de Olivicultura e a 10ª Mostra Tecnológica, que reunirá expositores de equipamentos, insumos e produtos derivados

“Em 2025, o Dia de Campo de Olivicultura completa 20 anos. A Mostra Tecnológica, que surgiu depois, tornou-se mais do que uma oportunidade de negócios, sendo também um espaço de troca de informações entre os participantes”, destaca Carolina Ruiz Zambon, pesquisadora da Epamig e membro da comissão orgânica.

Esta edição terá a participação de 20 empresas e de empreendimentos locais, que se desenvolveram a partir do crescimento da cultura. “Receberemos empresas que comercializam insumos agrícolas, maquinários voltados para a extração de azeite e consultoria, além de artesanato e cafés especiais”, detalha a pesquisadora.

A catarinense Fast Indústria, que disponibiliza tecnologia 100% nacional para a olivicultura, participa desde as primeiras edições e é uma das patrocinadoras do Azeitech. Já a Agropixel, que trabalha em soluções para a agricultura de precisão, e a Luxembourg, que atua na comercialização e exportação de diferentes insumos agrícolas, vão estar no evento pela primeira vez.

A Mostra Tecnológica também trará novidades. A Minas Caldeiraria vai apresentar o mini tanque de inox desenvolvido, especificamente, para atender à demanda do projeto de pesquisa “Processos inovadores nas agroindústrias de azeite de oliva e abacate”, da Epamig, aprovado no Edital 040 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

“Acredito que esse equipamento, será extremamente requisitado por outras empresas do setor, inclusive para decoração”, pontua Carolina Zambon.

Entre os expositores institucionais, estão o Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap), pertencente à Epamig, o Sistema Faemg/Senar-MG, as Associações dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), de Produtores de Agricultura Natural de Maria da Fé (Apanfé) e a Cooperativa Mariense de Artesanato Gente de Fibra.

A programação inclui ainda o debate técnico envolvendo Epamig, Embrapa e Assoolive, no qual serão apresentados e discutidos os projetos do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros.

As inscrições para visitantes do Azeitech 2025 podem ser feitas no local, no dia do evento, a partir das 7h30.

Leia mais:

CDL/BH te leva para um passeio pelos pontos turísticos de BH sobre rodas

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade