O velório do prefeito Fuad Noman será realizado nesta quinta-feira (27), no salão da Prefeitura, das 13h às 16h, com acesso pela Avenida Afonso Pena, 1.212.
Antes disso, ao meio-dia, haverá uma cerimônia religiosa reservada a amigos e familiares, conduzida pelos padres da Igreja de Padre Eustáquio, de quem Fuad era devoto.
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), morreu, ontem, nesta quarta-feira dia 26, aos 77 anos, vítima de complicações de um Linfoma não-Hodgkin.
Internado desde o dia 3 de janeiro no Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, Fuad enfrentava um quadro de insuficiência respiratória aguda.
Em homenagem ao prefeito, o vice-prefeito Álvaro Damião decretou luto oficial de oito dias na capital mineira.
Veja as alterações no trânsito implementadas pela PBH para o velório:
A Rua Goiás, entre a Av. Álvares Cabral e Rua da Bahia, estará interditada, até o término do velório.
Também será interditada uma faixa de trânsito da Avenida Afonso Pena, junto ao meio-fio, no sentido Rodoviária/Mangabeiras, entre a Rua da Bahia e a Av. Álvares Cabral, em frente à Prefeitura de Belo Horizonte.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão atuar na região para organizar a circulação de veículos e minimizar os impactos das alterações.
Transporte coletivo
Os pontos de embarque e desembarque da Av. Afonso Pena, entre Rua da Bahia e Av. Álvares Cabral, serão desativados. Os pontos serão transferidos para o trecho da Av. Afonso Pena, entre Av. Álvares Cabral e Rua dos Guajajaras, em frente ao número 1.534 – Conservatório de Música UFMG.
Fuad Noman teve uma trajetória marcante no serviço público. Natural de Belo Horizonte, economista e escritor, atuou como Secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais e ocupou diversos cargos no governo estadual.
Na Prefeitura da capital mineira, foi Secretário Municipal de Fazenda durante a gestão de Alexandre Kalil, tornando-se vice-prefeito em 2020 e assumindo a Prefeitura em 2022, após a renúncia de Kalil.
Em 2024, foi reeleito para um novo mandato.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem a Fuad Noman.
Políticos e personalidades de diferentes esferas manifestaram pesar pelo falecimento, destacando sua dedicação à cidade e sua longa trajetória no setor público.
O presidente Lula que está está em viagem oficial ao Japão falou sobre a morte de Fuad:
“Recebi com muita tristeza a notícia sobre o falecimento de Fuad Noman, nosso querido prefeito de Belo Horizonte, com quem tive a honra de estar lado a lado na luta que permitiu a vitória da democracia sobre o autoritarismo em 2022 no Brasil e em 2024 na capital mineira”, escreveu o presidente, segundo a Agência Brasil, em referência ao apoio mútuo de ambos durante as duas últimas eleições. ” Sua partida representa uma perda para as mineiras e os mineiros, mas também para todo o serviço público brasileiro ao qual dedicou a sua vida, sua inteligência e sua experiência. Noman teve uma brilhante carreira como servidor federal, comandou secretarias nos três níveis de governo e presidiu empresas estatais, sempre colocando o interesse coletivo em primeiro lugar“, prosseguiu Lula.