Entre 2025 e 2026, Minas Gerais será palco do inovador PlayMinas, um projeto que conecta esporte, educação, tecnologia, cultura e empreendedorismo por meio dos jogos digitais.
Lançado oficialmente em 27 de junho, em Belo Horizonte, o programa tem como foco principal engajar o público jovem por meio da gamificação, estimulando a inclusão digital e impulsionando a economia criativa no estado.
Uma ponte para o futuro dos jovens mineiros
O governador em exercício, Mateus Simões, destaca a importância da iniciativa:
“Esta é mais uma política pública focada na juventude. Investimos nos jovens porque acreditamos no futuro que queremos para Minas Gerais.”
Composto por 11 etapas, o PlayMinas promoverá atividades presenciais e digitais para estudantes, educadores, empreendedores e profissionais da indústria criativa, além de entusiastas da cultura gamer e metodologias inovadoras.
O projeto inclui sete etapas lúdicas com uma estrutura flexível, oferecendo robótica, realidade virtual, hackathons, campeonatos amadores de e-Sports e concursos culturais. Alê Portela, secretária de Desenvolvimento Social, reforça:
“O PlayMinas é uma maneira inovadora de dialogar com a juventude, promovendo inclusão, criatividade e oportunidades reais.”
Além de Belo Horizonte, o programa alcançará cidades como Pedro Leopoldo, Barbacena, Betim, São Gotardo, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso e São João del-Rei.
Entre os destaques está o PlayMinas Intergame Summit, primeiro congresso científico brasileiro voltado ao setor gamer, além de concursos culturais para jovens.
Impacto social e econômico do mercado gamer
Segundo Diogo Prosdocimi, da Codemge, o mercado de games no Brasil deve ultrapassar US$ 3 bilhões em 2025, com relevância crescente em educação, saúde e inclusão.
“A Codemge investe no PlayMinas por acreditar no seu potencial econômico e social.”
O encerramento do projeto será na Game Fest Minas, primeira feira gamer do estado, prevista para abril de 2026 no Expominas.
O evento gratuito deve atrair cerca de 80 mil pessoas, incluindo 20 mil estudantes da rede pública, e contará com competições de e-Sports, cosplay, games retrô, workshops, hackathons e oportunidades para desenvolvedores independentes.
Jogos digitais: mais que entretenimento
Para Elton Silva Gomes, presidente do Instituto Novare, executor do projeto,
“O PlayMinas mostra que os games são ferramentas poderosas de aprendizagem, expressão cultural e geração de oportunidades.”
A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Minas, por meio da Sedese e da Codemge, com execução do Instituto Novare, reafirmando o compromisso do estado em fortalecer a juventude e consolidar Minas como referência nacional em cultura gamer.
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