Álvaro Damião cobra mais recursos federais para a saúde em BH

Damiao pede mais recursos para saude Adao de Souza Balcao News Damiao pede mais recursos para saude Adao de Souza Balcao News
Belo Horizonte absorve demanda regional. Foto: Adão de Souza/PBH.

Durante encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizado no último sábado , em Belo Horizonte, o prefeito Álvaro Damião defendeu a ampliação dos repasses federais para a área da saúde.

A reunião integrou evento promovido pela Frente Mineira de Prefeitos (FMP), em parceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e a Granbel (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH).

Cercado por dezenas de prefeitos mineiros, Damião reforçou que o Sistema Único de Saúde (SUS) em Belo Horizonte não atende apenas os moradores da capital, mas também recebe, diariamente, pacientes vindos de diversas cidades vizinhas.

copasa celular
Publicidade

“Os problemas de Belo Horizonte são os mesmos de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Lagoa Santa. Quando o caso é grave, todos recorrem à capital. E o nosso atendimento precisa acolher a todos com qualidade. Mas o gargalo é enorme”, pontuou.

Capital arca com gastos da região

Segundo Damião, a capital tem investido de forma prioritária em saúde pública. “Hoje, quase um terço de toda a arrecadação do município é direcionada para o setor”, ressaltou. Ainda assim, os recursos não são suficientes para sustentar a alta demanda.

O prefeito revelou que Belo Horizonte tem atualmente um déficit de R$ 43 milhões por mês na área da saúde. “É um esforço orçamentário gigantesco, e não é justo que a cidade arque sozinha com esse custo. O Ministério da Saúde precisa assumir o seu papel e nos ajudar a reduzir esse rombo fiscal”, cobrou.

Hospital moderno na Gameleira
Entre os anúncios feitos no encontro, Damião destacou a construção de um novo hospital público na região da Gameleira, fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Na última semana, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou a lei que autoriza a cessão do terreno para a obra. Segundo o prefeito, o equipamento será um dos mais modernos do país, com atendimento 100% voltado para o SUS. “Esse hospital vai beneficiar não apenas Belo Horizonte, mas toda a Região Metropolitana”, afirmou.

Apoio entre municípios

A fala de Damião ecoou entre outros prefeitos presentes, que compartilharam a mesma preocupação com a sobrecarga dos sistemas municipais e a necessidade de maior apoio federal. A reunião reforçou a importância de articulação conjunta entre esferas de governo para garantir o funcionamento pleno da rede pública de saúde, especialmente em regiões metropolitanas com forte integração populacional.

 

 

 

Leia mais:

Famílias de BH projetam aumento do consumo nos próximos meses

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this