Transparência no uso do dinheiro público
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), divulgou a segunda edição do Boletim de Custos do Estado, com dados referentes ao primeiro semestre de 2025.
O documento mostra como os recursos públicos foram aplicados no período e reforça o compromisso com a transparência na gestão.
Entre as informações disponíveis estão despesas com pessoal, encargos, material de consumo, diárias, passagens, serviços, dívidas, sentenças judiciais, indenizações, impostos, taxas e contribuições.
O boletim pode ser acessado no Portal de Custos de Minas Gerais, no site da SEF, que também traz um painel interativo atualizado até junho de 2025.
Custos concentrados em pessoal
Segundo o secretário de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, a principal conclusão do relatório é que a maior parte das despesas decorre de gastos com pessoal ativo e aposentado, incluindo salários, auxílios, encargos trabalhistas e contribuições.
O documento, produzido pelo Tesouro Estadual, apresenta gráficos de fácil leitura que permitem visualizar as despesas detalhadas por tipo e por órgãos do Executivo, Judiciário, Legislativo, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.
Comparação entre 2024 e 2025
A novidade desta edição é a possibilidade de comparar os dados de 2024 com os de 2025. Para o secretário, essa análise amplia a capacidade de avaliar o comportamento dos custos e entender melhor o impacto patrimonial dos atos e decisões da administração pública.
Linguagem simples e acessível
O Tesouro Estadual tem priorizado o uso de linguagem clara nas publicações, facilitando a compreensão pela população. Além de garantir transparência, o Boletim também auxilia gestores públicos no processo de tomada de decisão.
A primeira edição foi publicada em janeiro, com informações referentes ao exercício de 2024.
Leia também:




