Ex-presidente deixará prisão domiciliar e vai para a PF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro comece a cumprir sua pena de 27 anos e três meses na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, em razão da trama dita golpista.
Bolsonaro estava preso preventivamente desde a manhã do último sábado (22), após decisão do próprio ministro.
Ele havia violado as regras de uso da tornozeleira eletrônica e, em audiência de custódia, confessou o ato, alegando que sofria de “paranoia” em razão de medicação.
Antes da transferência, Bolsonaro cumpria prisão domiciliar.
A prisão preventiva, segundo Moraes, tornou-se necessária também diante da convocação de uma vigília nas proximidades da sua residência — um evento que, segundo o magistrado, poderia provocar tumultos e até favorecer uma eventual fuga.
Condições da cela
O ex-presidente, segundo a Agência Brasil será instalado em uma cela de aproximadamente 12 m², recentemente reformada.
O espaço conta com paredes brancas, cama de solteiro, armários, mesa de apoio, frigobar, ar-condicionado, televisão, janela e banheiro privativo.
Audiência de Custódia
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais seis pessoas do chamado Núcleo 1 da trama golpista participem de audiências de custódia nesta quarta-feira (26).
Mais cedo, Moraes também mandou prender os réus depois que o processo contra eles se tornou definitivo.
Eles tinham até segunda-feira (24) para apresentar recursos, mas o ministro rejeitou os pedidos.
As audiências serão feitas por videoconferência nos lugares onde os réus estão presos e servirão para cumprir formalidades legais.
Agenda das audiências:
Almir Garnier: 13h, Estação Rádio da Marinha, Brasília
Anderson Torres: 13h30, presídio da Papuda, Brasília
Augusto Heleno: 14h, Comando Militar do Planalto, Brasília
Jair Bolsonaro: 14h30, Superintendência da Polícia Federal, Brasília
Paulo Sérgio Nogueira: 15h, Comando Militar do Planalto, Brasília
Braga Netto: 15h30, Vila Militar, Rio de Janeiro
No último dia 14, a Primeira Turma do STF já havia rejeitado, por unanimidade, os primeiros recursos de Bolsonaro e dos outros seis réus, que também foram condenados
Moraes determinou ainda o cumprimento de penas de ex-ministros Augusto Heleno e Paulo Sérgio
Generais do Exército vão cumprir prisão por envolvimento nos atos de 8 de janeiro.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a execução das penas dos ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro: Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa.
Ambos, generais do Exército, foram conduzidos às instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, para iniciar o cumprimento das penas.
Heleno foi condenado a 21 anos de prisão, enquanto Nogueira cumprirá 19 anos, ambos em razão de participação na chamada trama golpista.




