Fernando Pimentel é reconduzido à presidência da Emgea até 2027

Fernando Pimentel Fernando Pimentel
A indicação de Fernando Pimentel partiu do Ministro da Fazenda Fernando Haddad. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

O salário do diretor-presidente da Emgea é de R$ 53.233,74

O ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) foi reconduzido ao cargo de diretor-presidente da Empresa Gestora de Ativos S.A. (Emgea), estatal responsável pela administração de ativos do governo federal.

A recondução foi aprovada em reunião do Conselho de Administração da Emgea realizada em 24 de dezembro de 2025, conforme ata publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (12).

Segundo o documento, a indicação partiu do Ministério da Fazenda e passou pela análise do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Coele).

Publicidade

Com a decisão, Pimentel permanece à frente da empresa pública até abril de 2027. Ele ocupa o cargo desde abril de 2023, após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O salário do diretor-presidente da Emgea é de R$ 53.233,74.

Criada em 2001, a Emgea tem como principal função a gestão de créditos considerados de difícil recuperação, originados principalmente na Caixa Econômica Federal na década de 1990. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, chegou a ser anunciada a intenção de extinguir a empresa, mas a medida não avançou.

Trajetória política

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, Fernando Pimentel foi prefeito de Belo Horizonte entre 2001 e 2008, após assumir o cargo com a morte de Célio de Castro. Também foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), de quem é aliado histórico.

Em 2014, foi eleito governador de Minas Gerais em primeiro turno. Já em 2018, tentou a reeleição, mas não avançou ao segundo turno. Seu governo foi marcado por uma severa crise fiscal, que resultou no parcelamento de salários de servidores, atrasos no pagamento de benefícios e na suspensão de repasses a municípios.

Nas eleições de 2022, Pimentel concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não obteve votos suficientes para se eleger.

Leia também:

Zema assina contrato de concessão do Lote Rodoviário Ouro Preto–Mariana

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this