Minha Escola MG permite acompanhar notas, frequência, conteúdos e comunicados em tempo real
O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram, nesta terça-feira (3/2), do lançamento do Minha Escola MG, aplicativo que reúne as informações acadêmicas dos estudantes da rede estadual em um único ambiente digital.
A ferramenta integra a estratégia de transformação digital da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e busca fortalecer a comunicação entre escolas, estudantes e famílias, ampliar a transparência e simplificar o acompanhamento da vida escolar.
“Esse aplicativo vai aproximar a comunidade acadêmica e estudantes, fazendo com que esse relacionamento fique ainda melhor. Agora, pais e responsáveis, que muitas vezes tinham dificuldade de se deslocar até a escola para ver alguma informação, podem ter esse acesso na palma da mão em qualquer lugar”, afirmou o governador Romeu Zema.
Desenvolvido em parceria com a Prodemge, o aplicativo já está disponível gratuitamente para download nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (iOS).
Segundo o vice-governador Mateus Simões, novas funcionalidades serão ativadas ao longo de fevereiro. “Temos presença, nota, calendário escolar, conteúdos e dever de casa disponíveis. O aplicativo estará 100% operacional a partir de março”, disse.
O que já está disponível
O Minha Escola MG reúne dados oficiais extraídos diretamente dos sistemas da SEE/MG. Entre as funcionalidades já disponíveis estão:
- Grade horária completa;
- Conteúdos trabalhados em cada aula;
- Exercícios registrados pelos professores;
- Acompanhamento de notas e frequência em tempo real;.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou a importância da ferramenta para as famílias. “Essa comunicação é fundamental para que os responsáveis acompanhem o desempenho dos estudantes e, principalmente, a frequência às aulas”, afirmou.
Como acessar
Estudantes podem entrar no aplicativo usando:
- Login gov.br (CPF e senha); ou
- E-mail educacional institucional no formato: primeironome.IDaluno@aluno.mg.gov.br
. - A senha padrão é a data de nascimento no formato dia/mês/ano. Em caso de dúvidas, a secretaria escolar pode auxiliar. O ID do aluno pode ser consultado no site da SEE/MG.
Responsáveis também acessam via gov.br, desde que o CPF esteja corretamente cadastrado como responsável legal no sistema escolar. O aplicativo permite alternar entre matrículas para quem acompanha mais de um estudante.
As informações exibidas refletem os registros feitos pelos professores no Diário Escolar Digital (DED+). Caso haja divergência, é necessário procurar o professor responsável para a correção no sistema. Durante o mês de fevereiro, o app ainda não exibirá notas e frequência, pois o DED+ será liberado para uso no início de março.
A SEE/MG já planeja ampliar as funcionalidades do aplicativo, que deverá se tornar um hub de serviços educacionais.
Entre as próximas entregas estão:
- Solicitação de documentos escolares;
- Consulta ao cardápio da alimentação escolar;
- Novas ferramentas de comunicação entre escola e família.
Neste primeiro momento, o Boletim Escolar Digital continuará disponível pelo MG App
Leia também:

