Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta concerto especial do “Sinfônica Pop”

Orquestra Sinfonica de Minas Gerais Credito Paulo Lacerda 9 Orquestra Sinfonica de Minas Gerais Credito Paulo Lacerda 9
O concerto marca também a estreia do maestro Joel Barbosa à frente da Sinfônica de Minas Gerais. Foto: Paulo Lacerda.

Homenagem ao Dia da Consciência Negra

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) realiza, no próximo dia 19 de novembro, às 20h, um concerto especial em celebração ao Dia da Consciência Negra. Intitulada “Sobre Tons: ‘Sinfônica Pop’”, a apresentação reúne a sonoridade da orquestra ao universo musical do multiartista mineiro Sérgio Pererê, em uma edição marcada por homenagens às matrizes afro-brasileiras. O evento acontece no Grande Theatro Unimed-BH – Cine Theatro Brasil, com entrada gratuita.

A apresentação conta ainda com a regência inédita do maestro convidado Joel Barbosa e integra as ações do programa antirracista “Sobre Tons”, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O repertório reúne clássicos da Música Popular Brasileira e composições de Pererê, em arranjos especialmente preparados para o concerto.

Pererê retorna ao palco com a OSMG

Esta será a terceira vez que Sérgio Pererê se apresenta com a OSMG. Cantor, compositor, instrumentista, ator e diretor musical, o artista acumula mais de 30 anos de carreira, com forte influência das tradições africanas e uma trajetória marcada pela pluralidade rítmica e pela poética afro-brasileira.

Publicidade

Pererê já lançou mais de 15 álbuns e levou sua música a diversos países, como Áustria, Moçambique, China, Itália, Portugal, Angola e México. Para ele, o encontro com a orquestra, sobretudo nesta data simbólica, fortalece a aproximação entre o erudito e o popular.

“Estamos em um processo de ressignificação dos conceitos de ‘popular’ e ‘erudito’. É simbólico que esse encontro aconteça na Semana da Consciência Negra, mas espero que se torne cada vez mais frequente e que a presença negra nas orquestras seja algo comum no Brasil”, afirma.

Estreia do maestro Joel Barbosa em Minas Gerais

O concerto marca também a estreia do maestro Joel Barbosa à frente da Sinfônica de Minas Gerais. Natural do Rio de Janeiro e com carreira consolidada no Distrito Federal, Barbosa é arranjador, regente, professor e pesquisador, com forte atuação na Escola de Música de Brasília e em projetos culturais desenvolvidos em Cuba.

Ele destaca o significado da apresentação: “Esta é minha primeira vez com a Sinfônica de Minas Gerais, em um concerto com múltiplos sentidos: um maestro preto, um artista preto como atração principal e um repertório que valoriza Milton Nascimento e Sérgio Pererê. Estrear no contexto do Dia da Consciência Negra é um presente”, celebra.

A força do diálogo entre o clássico e o popular

Tanto o maestro quanto Pererê ressaltam que o trânsito entre os universos erudito e popular é natural na cultura brasileira. Para Barbosa, essa integração revela a essência da formação musical do país:

“Somos músicos brasileiros, formados pela polirritmia de nossas matrizes africanas e indígenas. Isso facilita nossa relação com a MPB e com as obras de viés afro-brasileiro. A pluralidade cultural do Brasil nos une, e a música é parte essencial desse vínculo”, define.

Pererê completa: “O repertório está lindo, com arranjos feitos com muito carinho. O público pode esperar um verdadeiro ritual de cura musical — e com momentos de cantar junto.”

Repertório do concerto

O programa reúne obras consagradas e canções autorais:

Suíte Minas Gerais – Marcelo Ramos

San Vicente – Milton Nascimento e Fernando Brant (arr. Mauro Rodrigues)

Encontros e Despedidas – Milton Nascimento e Fernando Brant (arr. Marcelo Ramos)

Canções e Momentos – Milton Nascimento e Fernando Brant (solo Pererê)

Louva Deus – Milton Nascimento e Fernando Brant (solo Pererê)

Estrela Natal – Sérgio Pererê (arr. João Viana)

Oração do Perdão – Sérgio Pererê (arr. Fred Natalino)

Que Fale de Chuva – Sérgio Pererê (arr. Marcelo Ramos)

Refazendo a Costura – Sérgio Pererê (arr. Fred Natalino)

Cachimbo de Meu Pai – Sérgio Pererê (arr. Marcelo Ramos)

Mama África / Brilho de Beleza / Para Não Dizer Que Não Falei das Flores – Chico César / Negro Tenga / Geraldo Vandré (arr. Fred Natalino)

Alguém me Avisou – Dona Ivone Lara (arr. Fred Natalino)

A Criação – Maurício Tizumba (arr. Fred Natalino)

Parcerias e realização

O concerto é uma realização conjunta do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, MPMG, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado (FCS). As atividades da FCS têm a Cemig como mantenedora e contam com patrocínios do Instituto Cultural Vale, Grupo FrediZak, Instituto Unimed-BH, ArcelorMittal e Vivo, além da correalização da APPA – Cultura & Patrimônio.

A ação integra o programa antirracista “Sobre Tons”, criado pelo Ministério Público de Minas Gerais para promover letramento racial, ações culturais e valorização das vozes negras no estado.

Serviço

Concerto “Sobre Tons: ‘Sinfônica Pop’”
Data: 19 de novembro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Grande Theatro Unimed-BH – Cine Theatro Brasil (Av. Amazonas, 315 – Centro, BH)
Classificação: 10 anos
Entrada: Gratuita
Informações: (31) 3236-7307 | www.fcs.mg.gov.br

 

Leia também:

Aposta de Porto Alegre leva prêmio de R$ 99 milhões na Mega-Sena

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this