Campeonato Mineiro começa neste sábado com novidades

Seis equipes, sendo duas estreantes, disputam o título do torneio estadual

Campeonato Mineiro começa neste sábado com novidades
Atual campeão mineiro, Galo superou o rival Cruzeiro no Mineirão.
Crédito: Divulgação/Mineirão

Por Nubya Oliveira e Rayllan Oliveira

A bola vai voltar a rolar pelo Campeonato Mineiro Feminino de 2021. Neste final de semana, América, Atlético, Cruzeiro, Funorte, Ipatinga e Social entram em campo em busca do título do torneio regional. O campeonato será disputado em turno único durante a sua primeira fase. Após esta etapa, quatro equipes classificam para as semifinais, que serão em jogos de ida e volta. A decisão está prevista para o dia 13 de novembro, em jogo único.

A novidade desta edição fica por com o Funorte e o Social, equipes que irão disputar o Campeonato Feminino pela primeira vez.  Natural de Montes Claros, o Funorte firmou parceria com um time Futsal para disputar a competição. Durante a preparação, o time realizou, em agosto, uma seletiva para captar atletas. O objetivo do clube é, além de brigar pelo título, é o de conquistar, por meio do estadual, uma vaga para o Brasileirão A3 feminino em 2022. Outra novidade é o Social Futebol Clube, de Coronel Fabriciano. O time retomou as atividades do feminino neste ano, e também almeja uma vaga no Brasileiro A3.

América, Atlético, Cruzeiro e Ipatinga, que já disputaram a competição, seguem como os favoritos deste ano. O Atlético, atual campeão, inicia o torneio ainda sem treinador. A equipe, que conquistou o vice-campeonato do Brasileiro A2 e garantiu acesso a série A1 em 2022, demitiu o comandante Hoffman Túlio e a coordenadora Nina de Abreu. O clube se movimenta para anunciar um novo técnico. 

Já o Ipatinga, aposta no retorno de Kethleen Azevedo. A treinadora voltou a equipe do Vale do Aço, onde foi campeã mineira em 2015 e vice-campeã em 2016, 2018 e 2019. América e Cruzeiro concentram suas atenções no torneio e esperam voltar a conquistar a competição.

Confira a tabela da 1ª rodada:
24/09: América x Social, às 15h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte
25/09: Atlético x Funorte, às 15h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte
25/09: Cruzeiro x Ipatinga, às 15h, na Arena Vera Cruz, em Betim