Concerto no Segunda Musical
O bandoneonista argentino Rufo Herrera, que celebra 92 anos de vida, será a atração da próxima edição do Segunda Musical, amanhã, dia 22 de setembro, às 20h, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O evento integra o programa Assembleia Cultural e tem entrada gratuita.
Tributo a Hermeto Pascoal
No repertório, Herrera prestará homenagem ao compositor alagoano Hermeto Pascoal, falecido em 13 de setembro, além de interpretar obras próprias e de nomes como L. Rubinstein, G. Mattos Rodrigues, Marco Antônio Guimarães, Milton Nascimento e Ángel Villoldo.
Trajetória de Rufo Herrera
Natural de Córdoba, Argentina, Rufo é autor de mais de 100 composições para concerto em diferentes formações — de camerística a sinfônica —, além de cantatas, óperas e trilhas para teatro, dança e cinema.
Com carreira internacional, representou Argentina e Brasil no Festival Internacional de Música Contemporânea de Graz (Áustria) em 1972 e lançou diversos álbuns, incluindo Latinidade, gravado com a Orquestra Ouro Preto e indicado ao Prêmio Grammy Latino.
Convidado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), lecionou a partir de 1994 e criou o Projeto Orquestra Experimental da Ufop em 2000.
Pelo trabalho, recebeu em 2005 o título de Doutor Honoris Causa da instituição. Atualmente, vive em Belo Horizonte.
Quinteto Tempos no palco
Rufo se apresentará acompanhado do Quinteto Tempos, formado por:
-
Fernando Santos (contrabaixo acústico)
-
Antônio Viola (violoncelo)
-
Giuliano Coura (violão)
-
Marcos Resende (vibrafone)
Leia também:




