Festivais de Inverno na Estrada Real

Coluna Estrada Real

Festivais de Inverno na Estrada Real
Festival de Inverno de Congonhas - Foto Adriano Lima Flickr

Durante os meses de junho e julho, os festivais de inverno são atrações típicas neste período de baixas temperaturas. Na Estrada Real são várias as cidades que promovem este tipo de evento atraindo vários turistas. Os festivais contam com shows, teatros, oficinas e muita música boa!  Opções não vão faltar para descansar e curtir o inverno nos destinos turísticos da Estrada Real.

Baixas temperaturas, neblina, chocolate quente, festivais de inverno, gastronomia e muita hospitalidade. Muitas são as palavras que podem representar o inverno especialmente nas históricas Ouro Preto e Mariana. As cidades prepararam uma série de atrações culturais para que o turista possa aproveitar a estação nas terras mineiras.

Organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, o Festival de Inverno – Ouro Preto e Mariana, um dos mais importantes do calendário cultural brasileiro, as ruas, praças e prédios históricos, entre outros espaços, são abraçados por artistas, grupos e instituições com trabalhos em diferentes linguagens.

Este ano, o Festival acontece entre os dias 1º a 17 de julho, com o tema "Encontros".  Encontros esses, que são uma característica de brasilidade e sempre atraíram trocas nos distritos, bairros, praças, ruas, casarios, bares e restaurantes das cidades mineiras.

Na sua 33ª edição, o Inverno Cultural de São João del-Rei, organizado pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, acontecerá entre os dias de 23 a 31 de julho de 2022 integrando Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música.

Com uma trajetória de 32 edições desde 1988, o festival busca a valorização de distintas expressões artísticas e culturais na cidade de São João del-Rei e região do Campo das Vertentes.

As atividades são totalmente gratuitas e, tradicionalmente, ocorrem em espaços públicos (ruas e praças de diversos bairros), campi da UFSJ e equipamentos culturais, como teatro municipal, galerias, museus, centros culturais, dentre outros, formando um circuito e um convite para que os sujeitos vivenciem encontros na e pela cidade através da arte e cultura.

A edição 2022 do Inverno Cultural terá como tema “Planeta Fome”. A temática se inspira no álbum homônimo de Elza Soares, de 2019, para reverenciar a artista e, ao mesmo tempo, promover reflexão sobre temas sensíveis à sociedade brasileira e que estão nas letras de suas canções.

Em Itabirito, a Julifest, festa tradicional que ocorre desde 1991, conta com a programação de shows de artistas conhecidos do grande público, além de artistas locais, quadrilhas, congados e outras manifestações culturais.

Durante o evento, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de julho, um cardápio de diferentes pratos típicos é servido, como pastel de angu, umbigo de banana, dentre outras especiarias.

Realizado ininterruptamente desde 1974, o Festival de Inverno de Itabira acontece tradicionalmente no mês de julho e atrai milhares de pessoas de Itabira e região.  O 48º Festival de Inverno de Itabira tem em sua agenda, atrações que englobam as mais diversas expressões artístico-culturais: artesanato, artes cênicas, artes plásticas, artes visuais, atividades lúdicas, contação de histórias, dança, literatura, manifestações folclóricas e religiosas, música, oficinas, palestras, seminários e workshops, dentre outras.

Com o tema A rua e suas cores, o festival inicia no dia 26 de junho e vai até a 17 de julho, buscando questionar a cidade e suas ruas, analisando a importância, a espacialidade da rua e a dimensão da vida cotidiana presente em suas formas. Entender “América” numa rua qualquer do mundo, como define Drummond no Poema “América”.

O Festival de Inverno de Congonhas está na sua 27ª edição e esse ano será realizado no período de 08 a 31 de Julho de 2022. Durante o evento são realizadas oficinas de artesanato, esporte, teatro, arte circense, fotografia, gastronomia, melhor idade, literatura e educação, dança, música e decorações. O apoio à cultura local é um traço forte do Festival: há apresentações de shows com artistas da cidade e convidados, e também vários grupos teatrais.

A ocasião é uma ótima oportunidade para conhecer o artesanato genuíno, saborear a culinária local dos bares e restaurantes e, claro, prestigiar as viradas artísticas e culturais que fazem de Congonhas uma referência cultural na região.

Anote na agenda a data dos próximos festivais, quem sabe pode ser o próximo destino que você vai visitar? Estrada Real: Uma estrada, seu destino!

Festival de Inverno de Congonhas - Foto  Adriano Lima Flickr

Inverno Cultural SJDR 1 - Foto UFSJ