Estrada Real: Cachoeiras pertinho de BH
A época da primavera é perfeita para curtir lugares em meio à natureza, e é claro que a chegada da estação combina muito com viagens pela Estrada Real.
E que tal, aproveitar para curtir belas cachoeiras, pertinho de Belo Horizonte, que têm tudo a ver com essa energia e encher os olhos com as maravilhas da natureza!? Separamos cinco cachoeiras na região metropolitana, convidativas para um banho revigorante!
A primeira está localizada no Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada, em Brumadinho – Cachoeira do Poço Encantado.
A cachoeira é sútil e calma, com água extremamente cristalina e uma mata muito preservada do bioma de mata atlântica, que faz do ambiente um lugar mágico, fazendo jus ao nome.
Para os amantes trekking, a trilha tem nível moderado, sendo 14,3 km ida e volta. A paisagem é incrível o tempo todo, com direito a mirante com vista das serras ao entorno.
Ainda em Brumadinho, no povoado de Casa Branca, a Cachoeira das Ostras é nossa segunda indicação e já no decorrer do caminho até ela, é possível nadar em piscinas naturais.
Um destino imperdível para quem gosta de trilhas e aventuras, a Cachoeira das Ostras conta com diversas piscinas naturais de águas cristalinas, além da bela paisagem ao redor.
Em meio a uma região rochosa e rodeada por serras, a cachoeira possui uma queda de cerca de 10 metros de altura, seguida de uma bela piscina natural e corredeiras.
Por se tratar de uma trilha de nível médio e com trechos íngremes, o acompanhamento de um guia local é recomendável.
Localizada em Raposos, no Parque Nacional da Serra do Gandarela, está nossa terceira sugestão, a imponente Cachoeira de Santo Antônio.
Ao visitar a cachoeira de Santo Antônio, é possível aproveitar uma queda d’água em forma de “véu de noiva”, com aproximadamente 80 metros de altura, formando abaixo dela uma belíssima piscina natural de águas transparentes e frias, que descem em corredeiras cercadas por matas e galerias.
A trilha até a cachoeira é considerada leve, com cerca de 700 metros, e pode ser feita a pé, de bicicleta e até de moto. Detalhe, uma extensa plantação de eucalipto deixa o trajeto até a queda d’água muito mais bonito.
Em São Sebastião das Águas Claras, carinhosamente chamada de Macacos, fica a nossa quarta dica. As cachoeiras são uma atração abundante no distrito de Nova Lima, e destacamos a Cachoeira da Ponte.
Ela é composta por várias quedas d’água e poços naturais de águas cristalinas, se estendendo por uma grande área com pequenos bancos de areia ao longo do rio. Cercado pela natureza, tornando o local ainda mais agradável, o acesso até a cachoeira da ponte pode ser feito através de carro, e chegando lá, percorrer a pé os vários pontos de banho por sua extensão.
E por último, a cachoeira de Cocais, localizada na Serra da Conceição a 10 km do distrito de Cocais, em Barão de Cocais.
São dez quedas d’água em uma montanha de pedra de mais de trinta metros que proporcionam um espetáculo magnífico. O local conta ainda com diversas duchas e piscinas naturais, além de ser um excelente local para os adeptos de esportes radicais, como: montain bike, canyoning, trekking.
Após um trekking de nível médio pela trilha de 1 km, a visão magnífica das generosas montanhas de quedas d’água vale a pena todo esforço.
Sempre é bom lembrar das orientações gerais:
Utilize roupas adequadas, leve água e passe protetor solar!
Também é imprescindível respeitar e cuidar da natureza. Não retire flores e plantas, recolha seu lixo, não faça fogueiras e nem alimente os animais silvestres.
Importante: confira a previsão do tempo e, por segurança, evite as cachoeiras em dias chuvosos.
Curtiu nossas dicas? Agora é só se esbaldar em uma dessas maravilhas da natureza.
Estrada Real: VIVA, EXPERIMENTE, DESCUBRA!
Daniel Junqueira Magalhães
97
Leia mais: